ALMS: silly season 2013

RIO DE JANEIRO – Nas últimas semanas, vocês leitores e leitoras viram aqui e aqui a temporada de boatos do WEC e da Grand-Am para 2013. Agora é a vez da American Le Mans Series, mais uma vez baseada na projeção feita pelo jornalista estadunidense John Dagys, do site do Speed Channel.

Vamos lá:

EQUIPES LMP1

Muscle Milk Pickett Racing

Vão defender o título conquistado em 2012 na classe LMP1 com o HPD ARX-03c, que a equipe deve receber, assim como as demais clientes da Honda Performance Development. Greg Pickett confirmará brevemente a permanência de Klaus Graf e Lucas Luhr como titulares. A equipe terá um terceiro piloto, não informado, para as corridas longas.

Dyson Racing

A Dyson Racing deve continuar com pelo menos um protótipo Lola B12/60 na próxima temporada, podendo ter dois se houver financiamento. A equipe deve adotar o sistema KERS Flybrid, já testado pelo time neste ano, além de uma evolução do motor AER-Mazda 2 litros turbo. Chris Dyson e Guy Smith também devem permanecer para 2013.

Rebellion Racing

A equipe suíça venceu a Petit Le Mans neste ano e quer voltar aos EUA na próxima temporada, para uma temporada parcial na ALMS. Certamente estarão nas 12 Horas de Sebring com dois carros e em eventos pré-selecionados, talvez os intermediários entre as 24 Horas de Le Mans e as 6 Horas de São Paulo com pelo menos um Lola B12/60 de motor Toyota.

EQUIPES LMP2

Level 5 Motorsports

A equipe de Scott Tucker deve permanecer em 2013 na classe LMP2 com dois carros. Os testes com o HPD ARX-03b foram feitos pós-temporada com Ryan Hunter-Reay e Simon Pagenaud e existe a possibilidade do time contar com novos pilotos no próximo ano. Com uma vaga conquistada nas 24 Horas de Le Mans, tudo indica que a Level 5 vai se concentrar na ALMS e não regressar à Europa, como fez em 2011 na Intercontinental Le Mans Cup.

Conquest Endurance

Também de posse de uma vaga para Le Mans 2013 na classe LMP2, a equipe de Eric Bachelart tem chances de voltar à American Le Mans Series na próxima temporada, com o mesmo pacote técnico – chassis Morgan e motor Zytek Nissan. Há quem diga que o dinamarquês David Heinemeier-Hänsson deve ser requisitado para correr no WEC e a confirmação da Conquest em Sarthe pode atrair um novo investimento para o próximo ano.

Dempsey Racing

A equipe do ator-piloto Patrick Dempsey ainda não tem certeza se vai competir a tempo inteiro na ALMS em 2013 ou apenas correr em algumas provas. Em junho, quando o motor Skyactiv-D turbodiesel da Mazda foi lançado oficialmente, muito se falou do envolvimento do time e até de uma entrada da Dempsey em Le Mans. Mas, depois disso, nada mais foi dito. Vamos esperar.

BAR1 Motorsports

A equipe de Brian Alder volta a ter seu futuro vinculado à American Le Mans Series, novamente na LMP2. O time que disputa a IMSA Lites tem planos de competir na categoria em 2013, com um chassis Oreca 03. Os irmãos Lucas, Matt e Antonio Downs estariam envolvidos no projeto e podem, com a captação de recursos, garantir a presença do time na categoria.

Murphy Prototypes

A equipe irlandesa de Greg Murphy competiu na Petit Le Mans. E, pelo visto, tomou gosto da coisa. Tanto que cogitam disputar a LMP2 na American Le Mans Series na próxima temporada. Mas não está descartada a permanência nas categorias baseadas na Europa, como o WEC e o ELMS.

Delta Wing

Ainda não está definido em que classe o estranho protótipo Delta Wing vai correr em 2013. O ideal para a Nissan, que apoia o projeto, é que seja na classe LMP2, que permite um esquema “pro-am”, para garantir solidez financeira. As negociações estão rolando e existe o interesse de se inscrever um ou mais carros no próximo ano. Só não se sabe com quem…

EQUIPES LMPC

CORE Autosport

A equipe de Jonathan Bennett vai para mais um ano na classe LMPC da American Le Mans Series após considerar uma passagem para a LMP2. Voltam em 2013 com pelo menos um carro, para o próprio Bennett e o fiel parceiro Colin Braun. Alex Popow, campeão da categoria neste ano, pode não voltar. A equipe considera manter dois carros ano que vem.

PR1/Mathiasen Motorsports

Mais uma equipe que cogitou seguir o mesmo caminho da CORE para 2013, a PR1/Mathiasen Motorsports deve continuar onde está na próxima temporada. Bobby Oergel confirmou pelo menos um carro e, caso consiga combustível financeiro, pode alinhar um segundo protótipo.

Merchant Services BAR1 Motorsports 

Brian Alder deve formar uma parceria com a Merchant Services de Chapman Ducote e montar um esquema de LMPC forte em 2013, com pelo menos dois carros. Um deles, 100% garantido para Kyle Marcelli e Chapman Ducote. O outro dependerá de aporte financeiro.

RSR Racing

A equipe da família Gentilozzi considerou até a participação nas provas da NHRA Pro-Stock Divison (Dragster) em 2013, mas deve permanecer na American Le Mans Series com um esquema ampliado para até dois carros. O brasileiro Bruno Junqueira deve ser um dos pilotos.

Dempsey Racing

Devem continuar em 2013 com o mesmo esquema deste ano, com Henri Richard e Duncan Ende.

Performance Tech Racing

A equipe não fez temporada completa em 2012 e pretende, no próximo ano, seguir na classe LMPC perfazendo todas as corridas. Campeão da IMSA Lites, Tristan Nunez está confirmado na equipe.

HVM Racing

Ao mesmo tempo em que almejam disputar o Mundial de Endurance (WEC) em 2013, Keith Wiggins e seus comparsas da HVM têm planos de montar uma estrutura para correr na American Le Mans Series, na divisão LMPC. No entanto, os planos ainda não foram definidos e muito menos há pilotos cotados para o projeto.

EQUIPES LMGT

Corvette Racing

Vão defender o título conquistado em 2012 com o C6-R em seu último ano nas pistas. E com os mesmos pilotos: Jan Magnussen, Oliver Gavin, Tommy Milner e Antonio Garcia. Nada indica que haverá mudanças nesse sentido.

Extreme Speed Motorsports

Ganharam uma vaga direta para as 24 Horas de Le Mans e devem correr o campeonato inteiro de 2013 com o mesmo esquema deste ano: duas Ferrari F458 para Scott Sharp, Johannes van Overbeek, Ed Brown e Guy Cosmo.

SRT Motorsports

O SRT Viper GTS-R vai finalmente para sua primeira temporada completa na ALMS, após algumas corridas como teste e desenvolvimento dos dois bólidos, que têm potência, mas ainda não comprovaram potencial suficiente para competir em pé de igualdade com as outras marcas inscritas. Apesar disto, mostraram progressos desde a estreia em Mid-Ohio até a corrida de encerramento em Road Atlanta. Não está descartada sequer uma inscrição para as 24 Horas de Le Mans, mesmo que o carro tenha que sofrer um “downgrade” mecânico por restrição de regulamento: o SRT Viper tem motor de 8 litros, acima do limite de cilindrada cúbica estipulado pelo Automobile Club de l’Ouest (ACO), organizador da corrida francesa.

Team Falken Tire

A equipe que é patrocinada – e usa – os pneus Falken na ALMS não muda nada para 2013. Segue com o Porsche 997 GT3 RSR e os mesmos pilotos: Wolf Henzler e Bryan Sellers. O chefe de equipe segue sendo o experientíssimo Derrick Walker, o mesmo que teve time na Fórmula Indy.

Lotus Alex Job Racing

Programa confirmado para mais um ano de desenvolvimento do Évora GTE, com Bill Sweedler e Townsend Bell. Após um início claudicante com os pneus Yokohama, o carro mostrou progressos e pode vir melhor em 2013.

BMW Team RLL

Eis a grande dúvida de 2013: afinal, o time de Bobby Rahal segue com o ultradesenvolvido M3 GTR, que parece ter já atingido o seu ápice, ou então muda para o Z4 homologado para a divisão LMGTE? Respostas, afinal, só em dezembro.

Paul Miller Racing

A situação da equipe está indefinida para o próximo ano. Poderão fazer companhia ao Team Falken no uso de um Porsche 997 GT3 RSR ou então baixar para a divisão LMGTC, onde já correram. Bryce Miller está cotado para continuar na equipe.

TRG

A equipe de Kevin Buckler foi cogitada para representar a Aston Martin nos EUA com seu modelo Vantage V8, mas até agora não houve uma única palavra neste sentido. Nem dos britânicos, nem do próprio Buckler. Indefinição completa.

Risi Competizione

Após a fugaz aparição do time de Houston nas 24 Horas de Daytona, houve um sopro de esperança que um dia a Risi Competizione retomasse suas atividades na American Le Mans Series. Até agora… nada. Pelo visto, o time fica mais um ano fora das pistas.

Black Swan Racing

Estiveram muito próximos de adquirir um Chevrolet Corvette C6-R, mas com a fusão futura de Grand-Am e ALMS, a divisão LMGTE-Am que estrearia em 2013 foi para o vinagre. O piloto e diretor do time Tim Pappas já estuda outras possibilidades para a próxima temporada.

EQUIPES LMGTC

Alex Job Racing

Mesmo com o programa de desenvolvimento do Lotus Évora, a equipe de Boulder, no Colorado, permanecerá na divisão LMGTC com um Porsche para o campeão Cooper MacNeil e o fiel escudeiro Leh Keen. Jeroen Bleekemolen deve aparecer em provas pré-selecionadas.

Flying Lizard Motorsports

Descem para a classe LMGTC em 2013 com o fim de programa de clientes da Porsche para o modelo 997 GT3 RSR. Vão alinhar somente um bólido, para Spencer Pumpelly e Seth Neiman.

JDX Racing

Nada 100% confirmado, mas é bem provável que a escuderia de Jeremy Dale participe na classe LMGTC a tempo pleno, mantendo o mesmo esquema desta temporada.

NGT Motorsports

Também não há plena certeza da participação da equipe de Ramez Wahab na LMGTC em 2013, mas há planos de inscrição de pelo menos um Porsche para Sean Edwards e Henrique Cisneros.

Competition Motorsports

A exemplo da NGT Motorsports, optaram por uma temporada parcial na LMGTC em 2012 e podem fazer o campeonato completo no próximo ano se conseguirem o dinheiro necessário para cobrir o orçamento de uma temporada de 10 etapas.

TRG

A permanência da equipe TRG na classe LMGTC é um ponto de interrogação para 2013. Mas parece óbvio que Kevin Buckler, como bom cliente Porsche, pode alinhar pelo menos um carro para diversas corridas no próximo ano.

Green Hornet Racing

A escuderia de Peter LeSaffre é uma grande incógnita para a próxima temporada, depois dos incidentes em que se envolveu na Petit Le Mans, com o Delta Wing e com o HPD da Muscle Milk Racing. Apesar do investimento feito neste ano, não houve consistência de resultados e mesmo o próprio LeSaffre não tem se mostrado satisfeito com os regulamentos da categoria, abrindo a possibilidade de um outro investimento para 2013.

 

Comentários

  • Sem dúvida esta última temporada da ALMS antes da fusão com a Grand-Am será de poucos investimentos e baixos orçamentos por todos! Seria importante logo uma definição do novo formato pra 2014 com o novo regulamento!

  • Outra coisa que me chama a atenção são os clientes da Porsche que parecem meio perdidos no limbo´, não só os da ALMS como também os da Grand-AM: Fazem downgrade de categoria, contratam pilotos meio que desconfiados, diminuem investimentos e criam expectativa zero! Essa definição quanto ao regulamento novo para 2014 da união das categoria precisa sair logo pois certamente clientes fiéis como Flying Lizards, The Racers Group, Brumos, Team Falken, entre outros necessitam saber primeiro se poderão adquirir o Porsche LMP1 junto a fábrica e segundo saber se poderão por nas pistas norte-americanas!