MENU

27 de novembro de 2012 - 22:56Discos eternos

Discos eternos – Axis: Bold as Love (1968)

RIO DE JANEIRO - Como hoje, 27 de novembro, James Marshall Hendrix, ou melhor, Jimi Hendrix, se estivesse vivo, teria 70 anos de idade. Em homenagem ao maior guitarrista da história da música, reproduzo aqui um texto que escrevi no blog Saco de Gatos em 18 de março de 2008.

Nos anos 60, The Jimi Hendrix Experience só tinha paralelo com o Cream. Por dois motivos: um, porque ambos os grupos tinham a básica formação guitarra-baixo-bateria. E o segundo, muito simples – quase simultaneamente tanto uma banda quanto a outra lançaram discos absolutamente essenciais para o rock and roll contemporãneo.

O Experience e especialmente seu frontman Jimi Hendrix sofriam sem dúvida muito mais pressão, tamanha a responsabilidade de repetir em Axis: Bold as Love o que tinham feito no excelente Are You Experienced, o disco de estréia também lançado em 1967. Mesmo entre turnês massacrantes e viagens cansativas, Hendrix, Noel Redding e Mitch Mitchell se lançaram em estúdio para gravar mais um disco – com a produção sempre diligente de Chas Chandler.

Em pouco mais de 38 minutos e treze faixas, a banda transita entre a doçura de músicas como “Castles Made of Sand”, com a fúria de “Spanish Castle Magic”, a estrutura melódica vai-e-volta da sensacional “If 6 Was 9″ – que entrou na trilha sonora do filme Sem Destino, a crueza de “She’s So Fine”, faixa composta e cantada por Noel Redding e também aquela música que é o grande clássico de Hendrix neste disco: “Little Wing”.

Com sua mistura perfeita entre as guitarras rítmica e principal – fruto de uma excelente mixagem de Alan Douglas, “Little Wing” cativa o ouvinte. E consagra seu autor como um grande compositor de blues e rock and roll. A música é tão boa que mereceu gravações de artistas de diversas vertentes, feito Metallica, Sting e o craque da guitarra Stevie Ray Vaughan.

Tal como Are You ExperiencedAxis: Bold as Love é mais um álbum essencial para a história da música. Mesmo que seja deixado de lado por alguns fãs e pela crítica, eis um trabalho honesto e que mostrava que o Cream tinha dedicados rivais à altura do seu imenso talento.

Ficha técnica de Axis: Bold as Love
Selo: Reprise / MCA
Produção: Chas Chandler
Gravado entre maio e junho de 1967 no Olympia Studios em Londres, Inglaterra
Tempo total: 38’49″

Músicas:

1. EXP (Hendrix)
2. Up From The Skies (Hendrix)
3. Spanish Castle Magic (Hendrix)
4. Wait Until Tomorrow (Hendrix)
5. Ain’t No Telling (Hendrix)
6. Little Wing (Hendrix)
7. If 6 Was 9 (Hendrix)
8. You Got Me Floatin’ (Hendrix)
9. Castles Made of Sand (Hendrix)
10. She’s So Fine (Redding)
11. One Rainy Wish (Hendrix)
12. Little Miss Lover (Hendrix)
13. Bold As Love (Hendrix)

1 comentário

  1. Belo texto tricolor. É de músicos do talento dele que o mundo sente falta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>