Enfim campeão

RIO DE JANEIRO – Acabou nesta madrugada brasileira a temporada 2012 do Mundial de Carros de Turismo, o WTCC. E com um novo campeão, entrando para a história da categoria. O britânico Robert Huff pôs fim a um jejum de cinco anos de títulos de pilotos do país, desde que Andy Priaulx conquistou um inédito – até hoje – tricampeonato consecutivo, numa corrida acidentada (como de praxe) no Circuito da Guia, em Macau.

Com vantagem confortável sobre os companheiros de Chevrolet Alain Menu e Yvan Muller, a tarefa de Robert Huff, que precisava de apenas 14 pontos para ser campeão, foi um pouco dificultada na primeira corrida, quando foi obrigado a abandonar e assistir ao triunfo improvável de Yvan Muller, com Alain Menu em segundo e Tiago Monteiro, em excelente corrida a bordo do novo Honda Civic, subiu ao pódio com o 3º posto.

Após quase meia hora de espera e saindo da 10ª posição, Huff tinha uma missão a cumprir e se saiu muito bem. Chegou rapidamente até à quarta posição, tudo isto após uma panca de Alex MacDowall motivada por um contato com Yvan Muller. Na nona volta, outro incidente, desta vez motivado por Norbert Michelisz e Pepe Oriola, deixou Huff em segundo e com a mão na taça. O Safety Car entrou na pista e comandou o pelotão até o fim.

Aos 32 anos, o piloto nascido em Cambridge é, enfim, campeão do WTCC justamente no último ano onde a Chevrolet participa da competição com sua equipe oficial de fábrica. A turma da gravatinha cansou de “brincar” de correr de carro. E olha que, só neste ano, foram VINTE vitórias dos Cruze 1,6 litro turbo contra quatro distribuídas entre BMW e SEAT. Em 2011, tinham sido 21 triunfos, num total deslumbrante de 41 vitórias em 48 baterias. Percentualmente, um aproveitamento de 85,41%.

Que dificilmente, é bom que se registre, será batido por alguma outra montadora na história do WTCC.

Resultado da corrida #1:

1. Yvan Muller, 9 voltas
2. Alain Menu, a 0″915
3. Tiago Monteiro, a 1″297
4. Gabriele Tarquini, a 1″967
5. Darryl O’Young, a 11″519
6. Tom Coronel, a 55″136
7. Franz Engstler, a 1’04″137
8. Fredy Barth, a 1’09″730
9. Alex MacDowall, a 1’16″524
10. Tom Boardman, a 1’22″194

Resultado da corrida #2:

1. Alain Menu, 11 voltas
2. Robert Huff, a 0″320
3. Yvan Muller, a 0″889
4. Tiago Monteiro, a 9″015
5. Darryl O’Young, a 9″786
6. Franz Engstler, a 10″127
7. Aleksei Dudukalo, a 11″024
8. Fredy Barth, a 11″399
9. Tom Boardman, a 11″582
10. Fernando Monje, a 11″900

Comentários

  • Até que fim acabou esse campeonato bastante sem graça já que só deu Chevrolet nos últimos 2 anos. Assim como passou um tempo dando SEAT e antes era a BMW. Parace que o WTCC é uma categoria onde a montadora que dá mais dinheiro ganha. Muito chato isso, acaba um pouco com a disputa. Já foi melhor o WTCC. A Honda agora é que vai entrar como equipe oficial né ? É capaz de só eles ganharem de novo. E os outros que se virem. Nesse aspecto é melhor acompanhar o BTCC.