O “novo” HPD

230065_474228382619948_341304559_n-600x350

Fonte: Adam Carter (via facebook)

A Honda Performance Development (HPD) e a equipe inglesa Strakka Racing estão na Espanha, no circuito Motorland Aragon, para um sessão de testes privada que irá prolongar-se até ao próximo dia 20. Em pista está o novo HPD ARX-03c que apresenta uma nova frente.

A HPD foi pioneira na utilização de rodas frontais idênticas às traseiras quando em 2009 apresentou o Acura ARX-02a no ALMS. A ideia, que hoje é prática corrente na LMP1 — mas que em 2014 será proibida — acabaria por não ser seguida no HPD ARX-03a, fato que o departamento de competição da Honda nos EUA, que assegura o programa-cliente da marca nipônica no WEC, ELMS e ALMS, identificou como um dos pontos fracos em relação aos seus mais diretos rivais: a Lola e a Rebellion Racing.

Para além da nova frente, outras alterações, consequência daquela, estão também em teste, nomeadamente uma nova geometria de suspensão da frente e uma nova configuração da coluna de direção. Ao volante do carro da Strakka estão os habituais pilotos Jonny Kane e Nick Leventis aos quais se junta, vindo dos EUA, Klaus Graf da Muscle Milk Pickett Racing, equipe que tem alinhado com carro idêntico no ALMS.

Steve Eriksen, Vice Presidente da HPD: “Em 2009, a HPD mostrou o caminho no design para a LMP1 ao ter sido pioneira na utilização das grandes rodas traseiras também da frente no campeão Acura ARX-02a LMP1. Desde então, os nossos rivais na LMP1 adotaram este conceito, que em conjunto com outras melhorias aerodinâmicas e mecânicas  aumentaram, no geral, a performance.”

Karl Patman, Team Manager assistente da Strakka Racing: “O propósito deste teste é rodar o HPD ARX-03c com os pneus frontais mais largos pela primeira vez, o que significa também uma nova geometria na suspensão da frente e na configuração da coluna de direção, frente totalmente nova e uma actualização do kit aerodinâmico. O teste na Espanha assinala o início do desenvolvimento do carro para 2013.”

Retirado do site www.lemansportugal.com

Comentários