O “novo” HPD
A Honda Performance Development (HPD) e a equipe inglesa Strakka Racing estão na Espanha, no circuito Motorland Aragon, para um sessão de testes privada que irá prolongar-se até ao próximo dia 20. Em pista está o novo HPD ARX-03c que apresenta uma nova frente.
A HPD foi pioneira na utilização de rodas frontais idênticas às traseiras quando em 2009 apresentou o Acura ARX-02a no ALMS. A ideia, que hoje é prática corrente na LMP1 — mas que em 2014 será proibida — acabaria por não ser seguida no HPD ARX-03a, fato que o departamento de competição da Honda nos EUA, que assegura o programa-cliente da marca nipônica no WEC, ELMS e ALMS, identificou como um dos pontos fracos em relação aos seus mais diretos rivais: a Lola e a Rebellion Racing.
Para além da nova frente, outras alterações, consequência daquela, estão também em teste, nomeadamente uma nova geometria de suspensão da frente e uma nova configuração da coluna de direção. Ao volante do carro da Strakka estão os habituais pilotos Jonny Kane e Nick Leventis aos quais se junta, vindo dos EUA, Klaus Graf da Muscle Milk Pickett Racing, equipe que tem alinhado com carro idêntico no ALMS.
Steve Eriksen, Vice Presidente da HPD: “Em 2009, a HPD mostrou o caminho no design para a LMP1 ao ter sido pioneira na utilização das grandes rodas traseiras também da frente no campeão Acura ARX-02a LMP1. Desde então, os nossos rivais na LMP1 adotaram este conceito, que em conjunto com outras melhorias aerodinâmicas e mecânicas aumentaram, no geral, a performance.”
Karl Patman, Team Manager assistente da Strakka Racing: “O propósito deste teste é rodar o HPD ARX-03c com os pneus frontais mais largos pela primeira vez, o que significa também uma nova geometria na suspensão da frente e na configuração da coluna de direção, frente totalmente nova e uma actualização do kit aerodinâmico. O teste na Espanha assinala o início do desenvolvimento do carro para 2013.”
Retirado do site www.lemansportugal.com
JA anotei o Link no meus favoritos p/ nao perder nenhuma noticias. SUcesso!! Abraços Ronei Rech
Mesmo tendo em vista o novo regulamento de 2014, confesso que não entendi o pq de não terem usado esse conceito de rodas iguais logo de cara no ARX-03a. Confesso que esperava mais dos HPD no WEC 2012, e pode estar nesse lance das rodas o problema. Vamos esperar pra ver.
E assim, o blog vai crescendo e fazendo ainda mais sucesso!
Abraços.
As rodas iguais devem pregar mais a frente, mas devem exigir mais preparo físico dos pilotos ao deixar a direção mais pesada, não?
Eles definitivamente precisam dar uma resposta pois o ano de 2012 foi muito discreto!