A união faz a força: Status GP e HVM juntas no WEC

04_Status3RIO DE JANEIRO – Há um antigo ditado que diz que a união faz a força. Nem sempre é a solução, mas existem momentos onde é necessário que isto aconteça. No automobilismo, unir forças tem sido uma saída e tanto – e mais um exemplo foi conhecido hoje: a equipe Status Grand Prix e a HVM Racing estarão juntas num programa de participação no Mundial de Endurance da FIA, o WEC. A equipe unida se chamará HVM Status GP.

As duas equipes vão partilhar recursos tecnológicos e de negócios durante a temporada de 2013, quando alinharão um protótipo Lola B12/80 – provavelmente com o motor Mazda Skyactiv-D Turbodiesel 2,2 litros – na subdivisão LMP2. A base da HVM em Indianápolis será usada nas operações, bem como a sede da Status em Silverstone, na Inglaterra.

Não é de hoje que Keith Wiggins, proprietário da HVM e Mark Gallagher, co-fundador da Status, se conhecem. Os dois trabalharam juntos na defunta equipe de Fórmula 1 Pacific Racing. Wiggins era o fundador e chefe de equipe do time. Gallagher trabalhava na área comercial, na captação de recursos para um projeto que foi extinto no fim do ano de 1995, após duas temporadas somente. Depois, cada um seguiu para seu lado: Wiggins fundou a HVM após trabalhar por três anos como presidente da Lola Cars e Gallagher seguiu envolvido com o esporte até fundar a Status GP junto a Teddy Yip Junior.

Dois dias de testes feitos com o protótipo na Espanha também contribuíram para a decisão de se juntar forças visando a temporada 2013 do WEC, para a qual os detalhes finais ainda serão afinados – principalmente a questão comercial e os pilotos que vão integrar o projeto.

Comentários

  • Taí mais um projeto interessante para o WEC.

    Estou achando legal o campeonato estar atraindo equipes dos EUA, já que, nos últimos anos (décadas?) elas tem se concentrado nos campeonatos regionais.