Audi confirma seu programa de motorsport

Audi2013RIO DE JANEIRO – A Audi confirmou nesta quarta-feira o seu programa de motorsport para a temporada 2013. Na pauta, Mundial de Endurance (WEC), 12 Horas de Sebring, 24 Horas de Daytona, Spa-Francorchamps e Nürburgring, além do DTM, logicamente.

No WEC, o Audi Sport Team Joest vai participar de todo o campeonato na classe LMP1 com seu modelo R18 e-tron quattro com sistema híbrido e motor turbodiesel. Será uma versão evoluída do protótipo que fez história ao vencer as 24 Horas de Le Mans e que na segunda metade do campeonato penou para ganhar da Toyota.

Os pilotos relacionados ao programa da marca no WEC serão os atuais campeões mundiais Bénoit Tréluyer, Marcel Fässler e Andre Lotterer; os veteranos Allan McNish e Tom Kristensen; e para Le Mans e Spa – onde haverá três carros inscritos, deverão vir Loïc Duval, Marc Gené, Oliver Jarvis e o brasileiro Lucas Di Grassi. Como já era previsto, Romain Dumas e Timo Bernhard serão ‘devolvidos’ à Porsche, que estreia em 2014 o seu programa de LMP1.

A equipe também vai disputar em março as 12 Horas de Sebring em sua 61ª edição, na abertura da American Le Mans Series, buscando sua décima-primeira vitória na corrida – como preparação para o WEC.

Nas 24 Horas de Daytona, três carros R8 LMS Grand-Am deverão disputar a lendária corrida estadunidense. Filipe Albuquerque/Oliver Jarvis/Edo Mortara vão estar num carro; num segundo correrão Rene Rast/Frank Stippler/Marc Basseng e num terceiro, estarão Frank Biela/Christopher Haasse/Markus Winkelhock. Cada carro ainda terá um piloto estadunidense, por confirmar.

A Audi também confirmou que os modelos R8 LMS Ultra estarão presentes noutras duas importantes competições de Endurance com investimento oficial de fábrica: as 24 Horas de Spa, da qual a marca de Ingolstadt é a atual bicampeã e as 24 Horas de Nürburgring, no Inferrno Verde, o Nordscheleife.

No DTM, com o reforço de Jamie Green, o novo contratado, a marca confirmou pelo menos mais seis pilotos – que já defenderam a Audi em 2012: Mike Rockenfeller, Mattias Ëkström, Timo Scheider, Edo Mortara, Filipe Albuquerque e Adrien Tambay. Nada ainda sobre Miguel Molina e tampouco se falou da suíça Rahel Frey para a próxima temporada. A Audi testou novos pilotos e talvez esteja querendo trazer pelo menos uma cara nova para o ano que vem.

Comentários