AutoGP apresenta ‘novo’ carro

3822220121204114851RIO DE JANEIRO – A AutoGP World Series vem de cara nova para a temporada 2013. A base do seu carro continua sendo o mesmo Lola B05/52 já usado na extinta A1GP e também na Fórmula 3000 Euroseries antes da categoria se converter na AutoGP. Enzo e Paolo Coloni, organizadores do campeonato, apresentaram nesta terça-feira em Barcelona, na Espanha, as novas linhas do bólido da categoria.

O reestudo aerodinâmico feito na sede da Coloni, em Passignano di Trasimeno, na Itália, modernizou o Lola dando-lhe mais downforce e melhorando a fluxodinâmica do ar na carroceria. O carro também será dotado de uma nova pedaleira e de um novo volante. No simulador, os primeiros dados coletados foram animadores: de acordo com a Coloni, o carro novo poderá ser um segundo e meio mais rápido que o antecessor.

Os testes de avaliação serão conduzidos por Adrian Quaife-Hobbs, atual campeão da AutoGP. Luca Filippi também participaria destas sessões, mas foi chamado pela BMW para treinos com o modelo M3 do DTM e teve que abdicar desta missão.

A partir de quinta-feira, haverá duas sessões de treinos de pós-temporada da AutoGP World Series, onde diversos novos pilotos vão andar. Vittorio Ghirelli vai guiar o bólido campeão com Quaife-Hobbs na Super Nova; Yoshitaka Kuroda e Kimiya Sato testarão pela Euronova do ex-piloto Vincenzo Sospiri; Andrea Roda terá uma oportunidade com a escuderia Virtuosi UK; Luca Defendi guiará o carro da Ombra e Kevin Giovesi vai andar com a equipe de Pier Carlo Ghinzani, ex-piloto de Fórmula 1, que também estreará na AutoGP World Series em 2013.

O calendário da próxima temporada terá oito rodadas duplas e a AutoGP será categoria suporte de quatro categorias de turismo: o Mundial de Carros de Turismo (WTCC), a Superstars italiana, o DTM alemão e o Europeu de Turismo (ETCC).

Eis as datas:

24 de março – Monza (WTCC)
7 de abril – Marrakech (WTCC)
5 de maio – Budapeste (WTCC)
9 de junho – Moscou (WTCC)
a definir – circuito a definir
18 de agosto – Nürburgring (DTM)
1º de setembro – Donington Park (Superstars)
6 de outubro – Brno (ETCC)

Comentários