AutoGP satisfeita com “novo” carro

3824620121206201638RIO DE JANEIRO – A AutoGP World Series realizou ontem a primeira sessão de treinos coletivos pós-temporada no circuito da Catalunha, em Barcelona. E como se previa, a grande sensação foram os tempos alcançados pelo Lola B05/52 Zytek que será usado em 2013, após um reestudo aerodinâmico. Inevitavelmente comparando, é como se fosse uma mulher de 40 anos com corpinho de 30 – afinal, o carro vai para seu oitavo ano de uso e a Coloni, organizadora do certame, fez de tudo para deixá-lo ainda competitivo.

E parece que deu certo: a julgar pelos tempos do primeiro dia, o “novo” carro é rápido. Adrian Quaife-Hobbs, atual campeão da AutoGP, virou em 1’32″857 num total de 42 voltas, quase um segundo e dois décimos melhor que a marca do italiano Vittorio Ghirelli, que treinou com um dos monopostos da Super Nova.

No total, catorze pilotos estiveram rodando na pista catalã, inclusive o holandês Daniel de Jong, que já assinou com um time do seu país para disputar todo o campeonato da GP2 Series ano que vem. Treinaram também outros velhos conhecidos feito os italianos Sergio Campana e Michele La Rosa, além do venezuelano Rodolfo Gonzalez.

Entre os novatos, além de Ghirelli, o japonês Kimiya Sato foi bem no seu primeiro contato com um bólido mais possante que o Fórmula 3 que ele já conduziu na Europa. A bordo de um dos carros da Euronova, do ex-piloto Vincenzo Sospiri, Sato foi quinto. Seu compatriota Yoshitaka Kuroda foi décimo. Outro estreante entre os dez melhores dos treinos coletivos foi Andrea Roda, com a 8ª colocação.

Quem também fez sua primeira aparição na AutoGP foi a equipe de Pier Carlo Ghinzani, outro que teve passagem pela Fórmula 1 e conhecido por seus resultados modestos. Nicola de Marco foi escalado para o primeiro dia de testes, mas sofreu uma saída de pista quando finalmente começava a se adaptar aos pneus Kumho e seu trabalho foi prejudicado em razão deste incidente. O time contará com Kevin Giovesi na sessão desta sexta-feira.

Os tempos:

1 – Adrian Quaife-Hobbs – AutoGP New Car – 1’32″857 – 42 voltas
2 – Vittorio Ghirelli – Super Nova – 1’34″039 – 43
3 – Daniel De Jong – Manor MP – 1’34″086 – 28
4 – Sergio Campana – Zele – 1’34″972 – 26
5 – Kimiya Sato – Euronova – 1’35″406 – 38
6 – Rodolfo Gonzalez – Manor MP – 1’35″406 – 43
7 – Giacomo Ricci – MLR71 – 1’35″610 – 20
8 – Andrea Roda – Virtuosi UK – 1’35″692 – 50
9 – Antonio Spavone – Super Nova – 1’36″155 – 41
10 – Yoshitaka Kuroda – Euronova – 1’36″332 – 50
11 – Luca Defendi – Ombra – 1’36″631 – 40
12 – Giuseppe Cipriani – Zele – 1’36″699 – 25
13 – Nicola De Marco – Ghinzani – 1’38″292 – 43
14 – Michele La Rosa – MLR71 – 1’40″267 – 21

Comentários