Brasil fora do calendário do WTCC em 2013

timthumb (1)RIO DE JANEIRO – Na mesma reunião do Conselho Mundial da FIA que anunciou as mudanças na Fórmula 1 para 2013, foi anunciado também que o Mundial de Carros de Turismo (WTCC) não virá mais ao Brasil. A etapa de Curitiba, realizada no Autódromo Internacional localizado em Pinhais, deixa de integrar o calendário da categoria pela primeira vez desde 2006.

O problema que impede o país de continuar no calendário é uma dívida da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) com a própria FIA, no que diz respeito as taxas da etapa. Segundo o site Tazio, a assesoria de imprensa da CBA manifestou-se dizendo não saber sobre o pagamento ou não de tais taxas, por serem – segundo a entidade – de responsabilidade dos promotores da corrida no Brasil, no caso a Vicar.

A FIA não esclareceu se o motivo da exclusão do país do calendário foi este, mas vamos e venhamos: sem nenhum piloto brasileiro competindo no WTCC desde a saída de Augusto Farfus, o que interessava de fato à KSO, organizadora do campeonato junto à entidade máxima do desporto automobilístico, gastar um bom dinheiro despachando equipamentos e pagando o transporte dos carros para o Brasil via navio?

Em tempo: a temporada 2013 do WTCC não terá mais modelos movidos a diesel. Os SEAT León impulsionados por este combustível estão oficialmente banidos da competição. Para 2014, foram acertadas mudanças nas regras dos carros enquadrados no regulamento Super 2000, como a redução de peso e o uso de novos apêndices aerodinâmicos. Haverá mais liberdade técnica, segundo o comunicado, para se abolir de vez o chamado balance of performance, que pelo visto será mantido pelo menos até o fim da próxima temporada.

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