Direto do túnel do tempo (19)
RIO DE JANEIRO – A foto é dos arquivos de Pietro Tebaldi, mas foi “roubartilhada” do facebook do Dado Andrade. No dia 11 de agosto de 1974, foi disputada uma etapa do Campeonato Brasileiro de Divisão 3 no Autódromo de Cascavel, no interior do Paraná. Em primeiro plano no instantâneo, à esquerda, o Opala de Júlio André Tedesco, piloto de Caçador (SC). À direita, a sensação daquela corrida: o Hollywood Maverick Berta de José Renato “Tite” Catapani.
Preparado por Oreste Berta na oficina do “Mago” em Alta Gracia, na província de Córdoba, o carro foi chamado de Haras Hollywood pela quantidade de cavalos do motor V-8 – entre 400 e 450 HP. O Maverick era o carro a ser batido na Classe C e tinha como adversários os Opalas de Tedesco, Edgard Mello Fº, Reynaldo Campello e Edson Yoshikuma, que comprara o carro pertencente a Pedro Victor de Lamare.
Tentei achar o resultado da corrida na internet, mas segundo um comentário postado no blog do camarada Leandro Sanco, quem venceu foi Yoshikuma, com Edgard em segundo e Catapani, com problemas nos pneus – cujas dimensões no eixo traseiro eram semelhantes às de um carro de F-1 – chegou apenas na 10ª posição geral. Era a época em que os Fuscas eram maioria no grid, com um ou outro Chevette competindo e a Brasília de Ingo Hoffmann, que se tornou uma lenda, venceu o campeonato na Classe A.
O Haras Hollywood ganhou em Fortaleza e também os 500 km de Interlagos, que fizeram parte do campeonato naquele ano. Mas com apenas 46 pontos somados, Catapani foi alijado da briga pelo título e ficou com o vice. O campeão brasileiro em 1974 foi Edgard Mello Fº, com o Opala da equipe Itacolomy.
Há 38 anos, direto do túnel do tempo.
Rodrigo. Ótima história, heim…
Homenagem merecidíssima ao grande Edgar Melo Filho, que continua por aí comentando a F1 e narrando provas nacionais.
Sou fã do cara desde os tempos das transmissões do DTM na extinta TV Manchete. Época dos lindos: Alfa Romeo 155, Opel Calibras e Mercedes C 280.
Vida longa ao blog. Sigo acompanhando…
Somos fãs do Edgard! Me incluo entre eles. Mestre!
Onde está o Pedro Victor de Lamare?
Rodrigo,faltou uma parte da historia.Eu larguei em ultimo pois voou um balanceiro logo no inicio da Classificação.Os favoritos eram o Tite e seu amigo aqui.Meu Opala era um foguete tal qual o do PV no tempo dele.Ocorreu que largamos e eu vim lá de traz,e já em Segundo lugar,vendo o Tite que ainda liderava,mas já com problemas,tive uma camisa trincada e tambem abandonei a prova.Para que se tenha ideia,eu e o Tite viravamos em torno de 2 (dois) segundos !!! mais rapido que o pessoal.Forte abraço a todos
DadoAndrade
Eu vi essa turma toda andando em interlagos e era demais!!!!
Nada vai superar as divisões 3 e 4, foram tempos fantásticos, c/ muitas disputas e grandes pilotos
Que foto !!!!!
Que saudade !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Só me confirma Rodrigo, esse Maverick está no Museu do Automóvel no Rio Grande do Sul ou não?
Está.
Sensacional!
Onde foi que erramos que deixamos todas estas categorias desaparecerem?