Direto do túnel do tempo (19)

69248_2774305816866_1016655245_n

RIO DE JANEIRO – A foto é dos arquivos de Pietro Tebaldi, mas foi “roubartilhada” do facebook do Dado Andrade. No dia 11 de agosto de 1974, foi disputada uma etapa do Campeonato Brasileiro de Divisão 3 no Autódromo de Cascavel, no interior do Paraná. Em primeiro plano no instantâneo, à esquerda, o Opala de Júlio André Tedesco, piloto de Caçador (SC). À direita, a sensação daquela corrida: o Hollywood Maverick Berta de José Renato “Tite” Catapani.

Preparado por Oreste Berta na oficina do “Mago” em Alta Gracia, na província de Córdoba, o carro foi chamado de Haras Hollywood pela quantidade de cavalos do motor V-8 – entre 400 e 450 HP. O Maverick era o carro a ser batido na Classe C e tinha como adversários os Opalas de Tedesco, Edgard Mello Fº, Reynaldo Campello e Edson Yoshikuma, que comprara o carro pertencente a Pedro Victor de Lamare.

Tentei achar o resultado da corrida na internet, mas segundo um comentário postado no blog do camarada Leandro Sanco, quem venceu foi Yoshikuma, com Edgard em segundo e Catapani, com problemas nos pneus – cujas dimensões no eixo traseiro eram semelhantes às de um carro de F-1 – chegou apenas na 10ª posição geral. Era a época em que os Fuscas eram maioria no grid, com um ou outro Chevette competindo e a Brasília de Ingo Hoffmann, que se tornou uma lenda, venceu o campeonato na Classe A.

Haras Hollywood ganhou em Fortaleza e também os 500 km de Interlagos, que fizeram parte do campeonato naquele ano. Mas com apenas 46 pontos somados, Catapani foi alijado da briga pelo título e ficou com o vice. O campeão brasileiro em 1974 foi Edgard Mello Fº, com o Opala da equipe Itacolomy.

Há 38 anos, direto do túnel do tempo.

Comentários

  • Rodrigo. Ótima história, heim…
    Homenagem merecidíssima ao grande Edgar Melo Filho, que continua por aí comentando a F1 e narrando provas nacionais.
    Sou fã do cara desde os tempos das transmissões do DTM na extinta TV Manchete. Época dos lindos: Alfa Romeo 155, Opel Calibras e Mercedes C 280.

    Vida longa ao blog. Sigo acompanhando…

  • Rodrigo,faltou uma parte da historia.Eu larguei em ultimo pois voou um balanceiro logo no inicio da Classificação.Os favoritos eram o Tite e seu amigo aqui.Meu Opala era um foguete tal qual o do PV no tempo dele.Ocorreu que largamos e eu vim lá de traz,e já em Segundo lugar,vendo o Tite que ainda liderava,mas já com problemas,tive uma camisa trincada e tambem abandonei a prova.Para que se tenha ideia,eu e o Tite viravamos em torno de 2 (dois) segundos !!! mais rapido que o pessoal.Forte abraço a todos
    DadoAndrade

  • Eu vi essa turma toda andando em interlagos e era demais!!!!
    Nada vai superar as divisões 3 e 4, foram tempos fantásticos, c/ muitas disputas e grandes pilotos
    Que foto !!!!!
    Que saudade !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!