Encontro Nacional Lorena GT: EU FUI!

RIO DE JANEIRO – Cá estou eu de volta após passar quase o fim de semana inteiro em Saquarema, cidade do litoral fluminense a que não ia havia 36 anos. Poucas lembranças dos tempos de criança. Muitas a partir de agora, desde o sábado.

008É que aconteceu o I Encontro Nacional Lorena GT, para o qual fui convidado, como os leitores e leitoras do blog já sabem, pelo Luiz Fernando Lapagesse, hoje construtor da réplica Lorena GT-L, cujo galpão fica próximo à região da famosa praia de Itaúna e onde devem aparecer novidades, como a réplica do Lorena Porsche da equipe do Colégio Arte & Instrução, de Cascadura, no Rio de Janeiro. Nesse encontro, haveria uma homenagem ao sr. León Larenas Izquierdo, o primeiro construtor do carro esportivo aqui no Brasil.

003Para quem não sabe, o Lorena GT foi carro de roqueiro – o Mutante Serginho Dias teve o seu, enfeitado com uma pintura prafrentex psicodélica e tubos de PVC à guisa de entrada de ar – e carro de corrida. Entre 1968 e 1972, o Lorena GT foi visto em 43 diferentes competições automobilísticas. De corridas de Estreantes e Novatos a provas longas de grande tradição, feito os 1000 km da Guanabara, no antigo Autódromo de Jacarepaguá. Entre seus pilotos, os irmãos Sérgio e Sidney Cardoso, o paulista Jacob Kourouzan, Carlos Scorzelli, Giu Ferreira, Heitor Peixoto de Castro e vários outros.

057Vários entusiastas, ex-pilotos e apaixonados por carros – como eu – se deslocaram até Saquarema e foram testemunhas da emoção do Lapagesse quando da homenagem ao sr. León Larenas e também das palavras entusiasmadas do Mário Estivalet, outro que é um apaixonado pelo Lorena GT e que mantém o site que conta a história desse modelo Grã-Turismo que deixou sua marca entre os fãs de carros esporte e de competição.

055Além do Lapagesse e do Estivalet, o Hélio Herbert Felisoni lá esteve, assim como o Sidney Cardoso, para abraçar o sr. León Larenas e partilhar com ele este momento que é mais um resgate da já combalida memória da indústria automobilística e do esporte a motor nacional. Também apareceram o Dinho Amaral, o Joaquim (Mestre Joca) Lopes, o “Catanha”, que foi da turma do Nelson Piquet por anos, gente da Câmber… e até o Jacob Kourozan estava em Saquarema mas, por conta do acidente que o deixou sem condições de prosseguir no automobilismo, só compareceu no almoço de confraternização que se seguiu ao encontro na fábrica do Lapagesse.

061Foi um fim de semana dos mais agradáveis em Saquarema. Se eu puder voltar ou estar na companhia de gente tão apaixonada por carros e automobilismo como eu, estarei sempre feliz.

Comentários

  • Não pude comparecer a este encontro e fiquei morrendo de inveja. Mas vejo que o meu amigo Fernandinho Lapagesse conseguiu reunir uma turma incrível. Um grande abraço a todos os amigos que estiveram presentes, ao Sidney, ao Joaquim, Mário, ao meu amigo Catanha que sempre está aqui e Brasília e espero estar presente no segundo encontro de Lorenas. Jovino

  • Jovino
    Sentimos falta de sua presença, faltou você, mas compreendemos o motivo.
    Rodrigo
    Vou copiar abaixo o que acabei de escrever no blog de nosso amigo Maurício Morais.
    Felipe
    Foi um prazer enorme conhecê-lo pessoalmente. Além do mais, com te disse, você é parecidíssimo com um primo meu.

    Pretendo escrever uma matéria sobre esse encontro no Nobres do Grid. Você me permite usar algumas das suas fotografias?

    Olha, vou copiar abaixo o que acabei de escrever no blog de nosso amigo em comum Maurício Morais.

    Maurício
    O evento foi excelente como disse o amigo Luby. O Mário Estivalét e o Fernando Lapagesse o organizaram muito bem.

    Tive o grande prazer e a honra de rever o Sr. Leon Larena Isquierdos após 44 anos, quando nos conhecemos na Estructofibra. Fiquei impressionado com sua total lucidez estando com 91 anos. Impressionante!!!! Sua esposa Dna. Rosa foi de uma simpatia total.

    Assim como simpáticos, acolhedores e super hospitaleiros foram Luiz Fernando Lapagesse e toda sua família.

    Conheci o Hélio Herbert Felisone Júnior, também construtor de Lorena.

    Tive o prazer de conhecer muitas pessoas que só conhecia pela internet, como as da turma do Puma representadas pelo Luby, Felipe Nicolielo, também a turma do Puma de Brasília, a turma do Miura, etc. E muito mais que não citarei para não cometer injustiças, pois a memória pode falhar.

    De Brasília vieram os pilotos José Carlos Catanhede,Sérgio Bandeira de Mello da Câmber e mais um outro muito boa praça que me me fugiu o nome da memória neste momento que escrevo.

    Tive o prazer de conhecer pessoalmente Jacob Kounrousan, piloto do Lorena de SP que fez umas corridas vitoriosas e maravilhosas com o Lorena, assim como maravilhosa é sua pessoa.

    Até o Alain Comi veio da Suíça para o evento. Não imaginava que esse carrinho, o Lorena, tivesse tantos admiradores.

    Tive o prazer de rever vários amigos como o Mestre Joca, Dinho Amaral, seu pai, César Costa, Rubens Leal Casses, Rodrigo Mattar, etc,etc.

    Essa camisa vestida por mim e feita com sua arte foi muito admirada pela turma.

    Enfim, foi um encontro maravilhoso, assim como maravilhosa é Saquarema com suas belas e agradáveis pousadas

  • Rodrigo, sou-lhe muito agradecido por haver aceito nosso convite e abrilhantado a homenagem que prestamos ao Senhor Leon Larenas, criador do Lorena GT.
    Sua simpatia e a arte de se comunicar, sempre com espirituosidade e inteligência, trouxeram um quê a mais para o evento.
    Já que aprendeu o caminho, grave-o no GPS da sua vida…
    Conto com sua presença com frequência aqui na “Lapagesse’s car”.
    Abração do amigo Fernando Lapagesse