John, Tom e Jim

RIO DE JANEIRO – Oito de dezembro. Um dia de múltiplos significados e histórias na música mundial. Há 32 anos, um louco de nome Mark David Chapman, acabava definitivamente com o sonho. Cinco tiros e John Winston Lennon, um dos líderes dos Beatles, morria em Nova York. Onde, em 1994, faleceria também o nosso maestro soberano, Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim.

Também nos EUA, mas em 1943, há 69 anos, nascia James Douglas Morrison, o Jim dos Doors, o Jimbo para os amigos íntimos, o xamã do rock, o poeta inspirado em Aldous Huxley, Antonin Artaud e Arthur Rimbaud, que se elevou à categoria de popstar com uma postura sensual, por vezes agressiva, fruto de suas roupas de couro de lagarto e atitudes intempestivas e ferozes sobre um palco.

Lennon, Jobim e Morrison. Cada um deles deixou sua contribuição na história da música. Uns mais, outros menos. Mas ficaram para sempre no coração e na mente dos seus fãs.

Como gosto dos três, o clip da semana no blog é em dose tripla. John Lennon com “Woman”; Tom Jobim em dueto imortal com Elis Regina em “Águas de março” e Jim Morrison com os Doors no auge, em “The End”.

http://www.youtube.com/watch?v=f-x1FsvOAz4

Comentários