Mais uma baixa no WRC

pettersolberg2RIO DE JANEIRO – Após o anúncio da retirada de Sébastien Loeb, que vai disputar apenas eventos esporádicos em 2013, o Mundial de Rali (WRC) tem mais uma baixa bastante sentida, anunciada nesta terça-feira. O norueguês Petter Solberg, de 38 anos de idade, tomou a decisão de não disputar a próxima temporada da modalidade. Contudo, ele afirma que não se trata de um adeus definitivo às competições.

“A minha decisão de não competir no próximo ano não significa que vocês nunca mais me verão num carro do WRC. Mas, por agora, é a melhor decisão. Não vou pagar para correr. Ando de graça, se for preciso. Mas vejo que não haverá lugar para mim no ano que vem”, disse o nórdico.

A equipe Qatar M-Sport World Rally gostaria de poder contar com Solberg por mais uma temporada. Mas a situação financeira não anda boa pelos lados da escuderia e o piloto precisaria levar dinheiro, o que está absolutamente fora de questão.

“Eu sei que eu sou bom o suficiente para lutar no topo por muitos anos ainda”, disse ele, “mas eu compreendo perfeitamente a situação financeira difícil para a temporada de 2013 para a M-Sport, então eu desejo a equipe tudo de melhor no futuro.”

Em seu currículo de piloto do WRC desde o ano de 1998, ele disputou 188 ralis, conquistando 13 vitórias. Campeão mundial da modalidade em 2003 – por sinal, ele foi o último a levar o título antes da dinastia Sébastien Loeb – pela Subaru, ele venceu pela última vez no campeonato há sete anos, no Rali da Grã-Bretanha.

Com a saída de Solberg e a já anunciada “aposentadoria” de Loeb, começam as apostas: quem será o campeão mundial de 2013? Para já, ninguém acredita que Jari-Matti Latvala, agora na Volkswagen, irá apagar sua fama de batedor e inconsequente. O caminho estaria, teoricamente, aberto para o finlandês Mikko Hirvonen, substituto de Loeb como número #1 da Citroën e também para o eficiente francês Sébastien Ogier, que também vai de Volkswagen Polo no ano que vem.

Mais palpites? Comentem, opinem. O espaço é todo de vocês.

Comentários

  • Mattar, acho que 2013 está com cara de Hirvonen, mas só por causa dessa fase de transição. Ele estará em uma equipe bem estruturada, de ponta mesmo, e acho que isso vai fazer bastante diferença. Porém, temos aí novas fábricas chegando e apostando em talentos jovens, caso de Ostberg, sem contar o próprio Ogier com a Volks. Acho que podemos esperar uma era de grandes disputas e pilotos talentosos para o WRC, depois de tantos anos com o domínio daquele que, sem sombras de dúvida, é o maior piloto de rali que o esporte já viu.

  • Uma pena que o Petter Solberg não vai andar no WRC em 2013. Uma pena mesmo, a Ford deveria arrumar vaga pra ele no Global Ralycross. Pelo visto vai dar Mikko Hirvonen pq o Jari “Bate-Lánavala” vai destruir vários Polo e o Ogier deve brigar mas o Polo é novo então tem que acertar muito ainda o carro.

  • Essa temporada de 2012 complicou as chances futuras de Petter Solberg. Sem desmerecer sua capacidade pura de pilotar, ele teve várias oportunidades de pontuar bem (e até vencer) porém por diversas vezes jogou fora um bom resultado.

    Acho que a M-Sport não continuaria mesmo com o norueguês, nem de graça.

    Para 2013, também acho que dá Hirvonen; se ele conseguir manter a mesma consistência de sempre, já será o bastante para o título. Ficaria de olho em Mads Ostberg, que estará na M-Sport com um carro, a princípio, melhor que seu Fiesta privado.

  • ´e amigo rodrigo. Grana é um problema perene , nesse nosso esporte favorito! Não só aqui no Brasil mas em todos os lugares onde roncam os motores! Abraços!