Mudanças no calendário da F-1 para 2013

RIO DE JANEIRO – O calendário da temporada 2013 do Mundial de Fórmula 1 sofreu uma alteração importante após aquele que fora divulgado anteriormente e que já perdeu uma das datas previstas – a da corrida de New Jersey, que ficou mesmo para daqui a duas temporadas. O GP da Alemanha foi remanejado para o dia 7 de julho, no circuito de Hockenheim, a fim de se alojar uma 20ª data no calendário – não prevista – no dia 21 do mesmo mês.

A corrida será na Europa e dois países pleiteiam essa data: a Turquia, cuja volta estaria sendo articulada por Bernie Ecclestone e a Áustria, da equipe tricampeã mundial e dona do circuito de Spielberg, anteriormente chamado de Zeltweg e de A1 Ring, antes de virar Red Bull Ring.

O Conselho Mundial da FIA ratificou também algumas outras mudanças: a regra de qualificação por “motivos de força maior” foi abolida. O uso do Drag Reducing System (DRS) será restrito às zonas já especificadas para cada circuito, inclusive nos treinos livres e na qualificação. Também haverá mudanças no chamado “toque de recolher”, estendido do prazo atual de seis horas para oito, nas quintas-feiras e as equipes só poderão quebrar a regra de não trabalhar nos carros durante esse período de “toque de recolher” duas vezes ao ano – e não quatro, como era até nesta temporada.

Comentários