Novo Porsche LMP1 surgirá em meados de 2013; montadora apresenta o 991 Cup

RIO DE JANEIRO – Deixou de ser segredo há algum tempo que a Porsche vai voltar às competições de Esporte-Protótipo com um novo LMP1 coupé que estreia oficialmente em 2014. Mas alguns meses antes, no ano que vem, este carro já verá a luz do dia e as pistas, para os primeiros testes de desenvolvimento. A informação oficial do programa Porsche LMP1 foi feita por Wolfgang Hatz, membro do Conselho de Gestão de Pesquisa e Desenvolvimento, durante a festa organizada pela montadora de Stuttgart, anualmente realizada a cada fim de temporada.

De acordo com Hatz, os primeiros testes do protótipo serão conduzidos na própria pista da Porsche em Weissach, na Alemanha. E o programa LMP1 será conduzido por Franz Enzinger, que vai encabeçar o departamento de competição para a categoria principal do Mundial de Endurance.

O retorno da Porsche com um time oficial, por enquanto, será na classe LMGTE-Pro, com a nova geração do modelo 911, sob a sigla 991, conduzida por duas duplas cujos nomes ainda serão indicados pela própria montadora junto ao Team Manthey. Os nove pilotos com os quais a marca tinha contrato até o fim deste ano foram informados que o compromisso foi renovado para a próxima temporada. E já em janeiro próximo, na disputa das 24 Horas de Daytona, seis pilotos vão trabalhar.

Jörg Bergmeister, um dos cotados para disputar o WEC, vai com a equipe TRG de Kevin Buckler; Marco Holzer está garantido na Alex Job Racing; Marc Lieb vai guiar para a Brumos; Richard Lietz defenderá a Magnus Racing; Patrick Long irá conduzir o carro da Park Place Motorsports e, por fim, Patrick Pilet colaborará com a NGT Motorsports.

Também foi confirmado no evento de fim de ano que Jean-Karl Vernay, atual campeão da Porsche Cup francesa, terá o privilégio de subir para a Porsche Supercup, que faz diversas preliminares da Fórmula 1. Nick Tandy, de acordo com a marca, foi eleito o melhor piloto de 2012 e ganhou um Carrera S “zerinho”. O francês Raymond Narac ficou em segundo na pontuação e recebeu, como prêmio, a bagatela de 30 mil euros.

Nada mal, hein?

991 Cup é apresentado oficialmente

2012_PMCC_Porsche991_Cup_PrezPor falar em Porsche Supercup, o novo 911 de corrida na versão Cup, já com a nomenclatura 991, foi apresentado oficialmente no evento de fim de ano da montadora, a “Noite dos Campeões”. O novo carro, com motor de 460 HP e câmbio sequencial de acionamento paddleshift desenvolvido pela própria Porsche, apresenta mais novidades para o próximo ano. Os pneus Michelin serão dois centímetros mais largos e a traseira teve seu entre-eixos aumentado em 10 mm. Também os freios prometem ser mais eficientes, sempre com sistema de disco de aço com seis pistões na dianteira e quatro na traseira.

No que tange à segurança, o carro é ainda mais evoluído que o 911 (997) Cup que ainda rodará em vários campeonatos nacionais – Brasil inclusive – até que o 991 venha, o que só acontecerá em 2014. Os engenheiros do departamento de competição da Porsche conceberam uma gaiola ainda melhor que a do seu antecessor, com direito a um assento reprojetado para maior conforto do piloto na guiada. Em caso de problemas no resgate de um piloto acidentado com mais gravidade, a Porsche também manifestou sua preocupação, implementando uma saída de emergência no teto.

O piloto Timo Bernhard, que passou quase todo o ano desenvolvendo o novo 991 após o seu acidente com um Audi em Sebring, diz que os limites do carro são bem fáceis de se encontrar. “O carro está muito bem equilibrado e realmente muito agradável de se conduzir”, disse.

A produção do 911 (991) GT3 Cup será feita em Stuttgart-Züffenhausen, na mesma linha que cuidou dos demais modelos de competição. Todos os carros serão testados antes de serem entregues aos compradores. O preço de venda do carro de corrida, segundo fontes, é de 181.200 euros.

Comentários

  • O jeito é acompanhar ao longo de 2013 quando vão burlar estes testes secretos e conseguir algumas fotos! Quantos aos pilotos que guiarão estes protótipos em 2014, salvo uma grande contratação de impacto, serão os 9 hoje espalhados por várias equipes, além da estrutura de pista a ser usada que certamente será a da Manthey!

  • Jean Karl Vernay parte como o maior favorito a pilotar o P1, isso fora Dumas e Bernhard. Não acho que todos os atuais pilotos façam parte do programa no ano que vem, já que alguns deles tem se dedicado exclusivamente aos Gts por bastante tempo já, daí podem surgir pilotos como o Vernay, já ligado a marca e com experiência vencedora em formulas protótipos.

  • Prezado Rodrigo,
    A chegada da Porsche pode significar o adeus da Audi já em 2013 ? Parece-me ser incoerente para a VW manter duas de suas marcas degladiando-se na mesma categoria…ou não ?
    Um abraço e parabéns pelo blog !
    Danilo Candido.
    P.S.: Sou colecionador de miniaturas em 1/64 e 1/87, principalmente de competição, e gostaria de compartilhar as fotos delas contigo. A maioria está postada em meu Facebook. Como procedo ?

    • Não, Danilo. Absolutamente. Os departamentos de competição são independentes. O Volkswagen Auto Group não se meteu nessa seara. Ótimo. Melhor para nós que vamos acompanhar um grande campeonato em 2014.