Pequenas maravilhas – Ferrari F93A (1993)

RIO DE JANEIRO – Cortesia do leitor e amigo Jaime Boueri, que sempre frequenta este espaço, eis mais uma miniatura da série Pequenas Maravilhas. Fabricada pela Onyx e em escala 1:43 (acho eu), eis a Ferrari F93A de Jean Alesi na temporada de Fórmula 1 em 1993.

64d457f57dff69902e131c29e08df0ce_3_DSCI0318Vinda de um ano terrível com a F92A que enterrou a carreira de Ivan Capelli, a marca de Maranello apostou neste carro para tentar não fazer tão feio quanto na temporada anterior. Embora não fosse um grande carro, a F93A desenhada por Steve Nichols, que viera da McLaren e Jean-Claude Migeot, o aerodinamicista da Tyrrell, até teve seus bons momentos no ano – principalmente com Jean Alesi.

O francês chegou a liderar em Portugal por 19 voltas, fez um 3º lugar em Mônaco e, suprema glória, foi segundo em Monza, diante dos fanáticos tiffosi. Em contrapartida, o desempenho do carro em algumas pistas foi sofrível. O próprio Alesi foi visto em Silverstone, por exemplo, se debatendo para superar Christian Fittipaldi, que andava de Minardi e o então novato Rubens Barrichello, na Jordan. Embora a Ferrari, como praticamente todas as equipes da época, tivesse controle de tração e suspensão ativa em seu bólido, a F93A parecia querer provar que os anos de (mais uma) crise técnica estavam longe de se encerrar.

O desempenho de Gerhard Berger naquele ano até comprova essa tese. O austríaco jamais foi tão rápido quanto em sua primeira passagem pelo time entre 1987 e 1989. Sofreu pelo menos três sérios acidentes, dois em Interlagos, outro no Estoril, este graças a uma estranha falha na suspensão ativa da F93A. Como efeito, seu melhor resultado no ano foi 3º na Hungria, numa corrida atípica onde piloto e carro se comportaram bem.

A Ferrari pelo menos fez um papel mais digno na temporada de 1993. Marcou 28 pontos e ficou em 4º no Mundial de Construtores. Mas foi inapelavelmente batida pela Williams e ficou bastante atrás da McLaren e até da emergente Benetton.

Comentários

  • Opa meu amigo Rodrigo! Muito obrigado pela menção à minha pessoa e a publicação da minha “maravilha”. Ela é 1:43 sim, esqueci de mencionar.

    Aproveitando para, agradecer também pela bela imagem dos opalões no nosso findado Jacarepaguá aí embaixo.

    Um abraço!