Pequenas maravilhas – RAM 03 Hart (1985)

RIO DE JANEIRO – Perguntei aos leitores e leitoras do blog na última semana quem lembrava da equipe RAM na Fórmula 1. Não só tem gente que lembra como também há quem tenha miniatura do carro da escuderia britânica.

Pois é: existem réplicas do RAM 03 com motor Hart 4 cilindros turbo, feitas pela Spark em escala 1:43. Quem enviou a sua foi o xará Rodrigo Slaviero Peixoto, de Curitiba, capital do Paraná.

c4136f91ea697798f4f67b3089b6f9fd_6_ram4O carro #10 foi usado pelo francês Philippe Alliot em grande parte do ano. Quando o seu companheiro de equipe, o alemão Manfred Winkelhock, morreu enquanto disputava uma corrida do World Sportscar Championship (Grupo C) em Mosport, no Canadá, Alliot assumiu o #9 e Kenny Acheson apareceu com o carro #10.

A RAM não terminaria aquela temporada: a equipe não viajou para as corridas da África do Sul e Austrália por falta de fundos e em 1986 chegou até a participar dos testes de pneus em Jacarepaguá com Mike Thackwell, antes de – sem dinheiro – cancelar definitivamente sua inscrição para aquela temporada do Mundial de Fórmula 1. A equipe não deixou muitas saudades, mas se a pontuação atual fosse aplicada naqueles tempos, teria saído do zero entre os construtores, pois o melhor resultado da RAM foi o 8º lugar de Jonathan Palmer no GP do Brasil de 1984.

Comentários

  • RAM Hart, o carro com o motorzinho que assoviava na saída da curva da vitória para a reaceleração na reta dos boxes de Jacarepaguá! Era engraçado!