Racing Festival: fim da linha

602291_388275181234275_1696881088_n

RIO DE JANEIRO – O ano de 2012 está prestes a acabar e as más notícias no automobilismo brasileiro não terminam antes da meia-noite de 31 de dezembro. Após o fim da Fórmula Futuro, agora é a vez do Racing Festival desaparecer no horizonte por completo.

A notícia foi confirmada nesta sexta-feira, depois que a organização chefiada por Carlinhos Romagnoli e Titônio Massa, pai do piloto de Fórmula 1 Felipe Massa, foi comunicada da decisão do board da Fiat na Itália de cancelar qualquer envolvimento da montadora com outras categorias do automobilismo. Não só o Racing Festival vai para o vinagre: a Fórmula 3 italiana, que tinha apoio da Fiat, foi também cancelada e não terá campeonato em 2013.

A Copa Fiat, que foi o carro-chefe do evento com o fim da Fórmula Futuro, teve Cacá Bueno como campeão de todas as três edições disputadas – inclusive quando o certame se chamou Trofeo Linea. Com o cancelamento do evento, também deixa de ser disputada a categoria R1 1000GP, com motos Yamaha.

É assustadora a quantidade de categorias que desapareceram no automobilismo brasileiro só em 2012. A Fórmula Futuro foi a primeira. Na sequência, acabaram o Audi DTCC, a Top Series, a Spyder Race, o Mini Challenge e a Copa Montana – sem contar a Copa Peugeot de Rali, que eu tinha esquecido. E agora, a Copa Fiat também segue o mesmo caminho.

Não obstante a perda de campeonatos, nós ainda presenciamos o assassinato do Autódromo de Jacarepaguá e percebemos o descaso das autoridades – muitas delas interessadas em lucro pessoal –  e principalmente da Confederação Brasileira de Automobilismo. Não adianta, como já é de praxe, aquela velha cantilena de “aumento do número de filiados”. Ora… emissão de carteirinha é prática mais do que utilizada para enganar trouxa e tentar mostrar uma força que hoje o esporte não possui no país.

Enquanto não houver ninguém ou nada que possa fazer a situação atual se modificar, a ganância de uma meia dúzia continuará sufocando o empenho, a dignidade, a garra e a paixão de quem vive, respira, almoça e janta automobilismo.

É isso o que eu tenho para dizer.

Comentários

  • Amigo Rodrigo, lamentável essa notícia, lamento pelos donos dos times e envolvidos diretamente, pois após esse comunicado, estarão diante de um espólio, que passa a valer muito pouco ou quase nada. É assim, num passe de mágica, da noite para o dia, uma equipe que investiu em equipamento, peças reserva e tudo o mais, passa a ter nada, zero, sem contar os funcionários, fazer o que com eles, simplesmente dizer adeus? Sair comprando outros carros de outra categoria? qual? É Rodrigão meu amigo, pior que se vc bem se lembrar, ha uns 2 anos atrás, quando tivemos o prazer de jantar juntos alí no Recreio dos Bandeirantes, preconizamos isso tudo, que pena, as coisas estão simplesmente acontecendo……Lamento muito por essa categoria ou melhor pelos profissionais com ela envolvidos.

    • É Castrale, até quando todos nós que vivemos o, e do, Automobilismo no Brasil, teremos de conviver com decisões arbitrárias dos que patrocinam ou comandam o Automobilismo, quando houve a ultima etapa da Copa Fiat, foi entregue a todas as equipes um cronograma de testes de pista que aconteceriam no Autodromo Nelson Piquet, em Brasilia, fazendo com que todos acreditassem que a categoria estava firme, que os boatos eram inconssistentes, porém, uma voz se fazia clara no Velopark, por ocasiao da GT3 por lá, o Magrao da CBA foi taxativo em dizer, “não tem mais Copa Fiat em 2013”, ele estava coberto de razão, infelizmente.

  • Infelizmente estamos na UTI e em coma profundo há um bom tempo, e não sabemos se um dia vamos acordar. A situação do nosso automobilismo está cada vez pior, depois não poderemos reclamar de falta de pilotos nas categorias tops do mundo!! Perdemos várias categorias legais nos últimos 10 anos, vale lembrar da Fórmula Renault, que revelou vários bons pilotos e da Copa Clio que tinha muitos pegas interessantes. Uma pena mesmo.

  • E que pelo menos fique uma recomendação:
    Que o último que sair pelo menos não se esqueça de apagar a luz!!
    RIP automobilismo brazuca. . .
    E olhem só onde o Barrica resolveu amarrar o cavalo dele. . .decisão lamentável, embora soberana, de quem tinha chance de escolher coisa muito melhor!
    Zé Maria