Asiáticos de olho em Sarthe

Do site Le Mans Portugal

600x350xdb_image-600x350.jpg.pagespeed.ic.q9AZQZ96T9O departamento de construção da OAK Racing, a Onroak Automotive, vendeu o seu primeiro chassis Morgan LMP2 na Ásia, para a equipa chinesa KCMG. O carro irá alinhar no Asian Le Mans Series (AsLMS), o novo campeonato de seis provas organizado pelo Automobile Club de l’Ouest (ACO) naquele continente. Trata-se também de um acordo que potencia a criação de uma filial do construtor francês na Ásia, de forma a providenciar um apoio técnico completo.

Formada por Paul Ip, natural de Hong Kong, em 2007, a KCMG tem alinhado em vários campeonatos asiáticos como a Formula Nippon, o Super GT e a Formula 3, no Japão, ou a Formula Masters e o Chinese Touring Car Championship (CTCC), na China. Ao todo, mas de 10 carros ostentam as cores da equipa em todo o continente.

A KCMG acrescenta agora um novo desafio com um programa de Endurance em sport-protótipos em 2013, com a equipa a esperar conseguir ainda um convite por parte do ACO para as 24 Horas de Le Mans, para além da intenção de alinhar ainda nas provas asiáticas do Campeonato Mundial de Resistência (WEC) em Fuji (Japão) e Xangai (China) no final da temporada.

Paul Ip, dono da KCMG: “O calendário do Asian Le Mans Series não tem provas entre entre outubro e novembro, o que nos permite participar em duas provas do Mundi1al de Resistência em circuitos que já conhecemos. Sermos aceites pelo comité de selecção do ACO em Fevereiro do mesmo ano do lançamento do AsLMS, seria um enorme reconhecimento não só para a equipa como para o próprio campeonato. A KCMG irá colocar em pista um Morgan LMP2, um carro comprovado, e que seria um bom representante do AsLMS em Le Mans. Penso que seria também um forte final para o continente asiático, onde o automobilismo está em franca expansão.” 

Jacques Nicolet, dono da OAK Racing e Onroak Automotive: “Estamos muito entusiasmados com este acordo e iremos apoiar totalmente o Paul Ip e a sua KCMG como clientes. Iremos criar uma filial na Ásia que nos permita providenciar à equipa um apoio técnico genuíno ao longo da temporada, mas não só a eles como a todos os nosso clientes no Asian Le Mans Series. De facto, é nossa intenção investir a longo termo na área como parte das actividades do nosso grupo.” 

“Simultaneamente, caso a inscrição da KCMG nas 24 Horas de Le Mans seja aceite pelo comité de selecção do ACO, nós iremos oferecer à equipa chinesa a nossa experiência técnica, logística e humana nesta prova icónica de forma a assegurar que serão bem sucedidos na sua primeira presença.”

A temporada 2013 do Asian Le Mans Series começa a 4 de maio em Zhuhai, China.

Comentários

  • Engraçado que todo mundo dizia que o Don Panoz era maluco, quando desenhou a ALMS, ELMS e ALMS. Insistiram tanto e fizeram tanta politicagem contra ele que conseguiram afastá-lo do esporte. Agora a gente vê a mesma coisa sendo ‘criada’.