Cara nova na Indy
RIO DE JANEIRO – Tem cara nova na Fórmula Indy para a temporada 2013. Falei muito pouco da categoria nos últimos meses, aliás, mas parece que o mercado de pilotos começa a dar uma aquecida e os lugares vão sendo preenchidos. O último nome confirmado é o do novato francês Tristan Vautier para o segundo cockpit da equipe Schmidt-Peterson Motorsports.
O time será 100% bleu-blanc-rouge, uma vez que o outro piloto é Simon Pagenaud, 5º colocado na última temporada, com 387 pontos e o título de Estreante do Ano, batendo Rubens Barrichello – que, aliás e a propósito, recusou esta vaga para ficar na Stock Car brasileira, abrindo a possibilidade da contratação de Vautier.
A temporada deste ano, que terá 19 corridas e três rodadas duplas, começa dia 24 de março em St. Petersbourg, na Flórida. Provavelmente o grid inicial do campeonato será superior a 22 carros e ainda há algumas vagas disponíveis. Para as 500 Milhas de Indianápolis, alguns nomes já foram anunciados, como o do estadunidense Chase Austin (AJ Foyt Enterprises) e do colombiano Carlos Muñoz, num quinto bólido da Andretti Autosport.
A Fórmula Indy deverá ter apenas Hélio Castroneves e Tony Kanaan como representantes brasileiros em todo o campeonato. Eventualmente, Bia Figueiredo pode surgir, pelo menos na São Paulo Indy 300 e nas 500 Milhas de Indianápolis. Bruno Junqueira é outro que pode aparecer pelo menos no oval onde cravou em 2002 a pole position. Raphael Matos, assim como Barrichello, trilhou o mesmo caminho e vai correr na Stock Car.
Equipes e pilotos confirmados no momento para 2013:
AJ FOYT ENTERPRISES
Motor: Honda
Pilotos: Takuma Sato (#14) e Chase Austin* (#41)
ANDRETTI AUTOSPORT
Motor: Chevrolet
Pilotos: Ryan Hunter-Reay (#1), Marco Andretti (#25), EJ Viso (#26), James Hinchliffe (#27) e Carlos Muñoz* (TBA)
BHA-BARRACUDA RACING
Motor: Honda
Piloto: Alexandre Tagliani (#98)
CHIP GANASSI RACING
Motor: Honda
Pilotos: Scott Dixon (#9), Dario Franchitti (#10) e Charlie Kimball (#83)
DALE COYNE RACING
Motor: Honda
Piloto: Justin Wilson (#18)
DRAGON RACING
Motor: Chevrolet
Piloto: Sébastien Bourdais (#7)
ED CARPENTER RACING
Motor: Chevrolet
Piloto: Ed Carpenter (#20)
KV RACING TECHNOLOGY
Motor: Chevrolet
Piloto: Tony Kanaan (#11) e Simona de Silvestro (#78)
PANTHER RACING
Motor: Chevrolet
Piloto: JR Hildebrand (#4)
PANTHER DREYER & REINBOLD RACING
Motor: Chevrolet
Piloto: Oriol Serviá (#22)
RAHAL LETTERMAN LANIGAN RACING
Motor: Honda
Pilotos: Graham Rahal (#15) e Mike Conway** (#30)
SARAH FISHER HARTMAN RACING
Motor: Honda
Piloto: Josef Newgarden (#67)
SCHMIDT-PETERSON MOTORSPORTS
Motor: Honda
Pilotos: Simon Pagenaud (#77) e Tristan Vautier (TBA)
TEAM PENSKE
Motor: Chevrolet
Pilotos: Hélio Castroneves (#3) e Will Power (#12)
(*) Confirmado na Indy 500
(**) Confirmado em Long Beach
(TBA) Número a anunciar
Xiii… Ryan Briscoe ficou a pé!!!
Falam dele na Dragon ao lado de Sébastien Bourdais.
Barrica recusou a vaga? Pelo que eu tinha entendido, ele nao conseguiu a verba!
A vaga era dele. Sam Schmidt lamentou publicamente não poder contar com o Rubens, respeitando a escolha do piloto em ir pra Stock.
Particularmente acho os pilotos da Indy adequados.
Não são geniais, não são fora de série e a categoria também não.
O campeonato do ano passado foi muito, mas muito chato e ainda teve que correr em pistas que não favoreciam como aquela que tinha um trilho de trem pelo caminho.
Gostaria de ver mais ovais, era o diferencial deles.
A Indy do Tony George, que é essa que está aí, segue a mesma toada daquela que se chamava CART e depois ChampCar. Cada vez menos ovais no calendário. E criaram a IRL pra só se correr em oval. Sinal dos tempos.
Schmidt-Peterson Motorsports? Não era Schmidt-Hamilton Motorsports? O que houve na sociedade?
e a Bia? Sem carro? :(
Pois é, Everton. Algo aconteceu para a sociedade ter mudado no time de Sam Schmidt. E quanto à Bia, parece que ela só tinha condição de andar pela Andretti em SP e Indy. O Viso cacifou com seus patrocínio$$$ e levou a vaga.
E a Newman-Haas, que estava tentando regressar a categoria? Desistiu?
Não há resposta, ainda.
Será que desta vez o Will Power vai? Porque, se for “tetra vice-campeão” é melhor procurar outros ares em 2014…o tempo vai passando e a idade chegando…