Definidas as classes para a série ALMS/Grand-Am em 2014

The-Future-010412-1-375x250RIO DE JANEIRO – O jornalista estadunidense John Dagys, do site do Speed Channel, acaba de publicar matéria confirmando que finalmente a Grand-Am e a American Le Mans Series chegaram a um denominador comum quanto às classes que vão competir na nova série – ainda sem nome – já a partir de 2014.

Engraçado que, quando o anúncio da fusão foi feito, muita gente achou que a Nascar, dona da Grand-Am, venceu a queda de braço contra Don Panoz e sua turma, mais ligada ao Automobile Club de l’Ouest (ACO). Mas quando se observa a formação das categorias apresentadas para o próximo campeonato, observa-se outra realidade. Prevaleceu o bom-senso de que os times dos EUA não podem abrir mão do paralelo – em parte, é claro – com o regulamento internacional, que os impediria de disputar as 24 Horas de Le Mans.

Ninguém sentirá falta da LMP1 por lá, até porque já era previsto que essa subclasse de protótipos seria apenas cortesia do WEC e da clássica corrida de Sarthe. Mas Grand-Am e ALMS vão dar um jeito de misturar LMP2 e Daytona Prototypes numa única subclasse – com direito à prevista participação do modelo Delta Wing Nissan.

Surpreendentemente, quem sobreviveu à fusão foi a divisão LMPC, apoiada na fórmula barata de construção de um único tipo de chassi, fornecimento de um motor igual para todos e pneus do mesmo fabricante. Esta subclasse deve continuar também com seu mesmo regulamento desportivo, abrigando pilotos profissionais e gentleman drivers em 2014.

Quem também continua na ativa é a divisão GT seguindo o regulamento internacional LMGTE adotado no WEC e em Le Mans e os carros da Grand-Am continuarão ativos noutra subclasse, que terá também a presença dos Porsche Cup da hoje LMGTC da American Le Mans Series. A subclasse GX, que mal foi inaugurada, poderá ter uma sobrevida pelos anos de 2014 e 2015, nos quais o regulamento técnico do novo certame irá vigorar. Mas corre risco de ser logo extinta.

Os demais pormenores do regulamento técnico e desportivo, a questão dos pneus (outro item bastante discutível) e o calendário serão todos definidos ao longo do ano.

Comentários

  • Imaginei que o Delta Wing pudesse formar uma nova classe de PC, substituindo os Oreca FLM09, e fico surpreso de vê-lo colocado em posição de destaque, junto com os P2 e DP. Vamos ver como o balanço de permormance vai equilibrar os protótipos da classe principal.

    Quanto aos GTs, já é mais ou menos o que eu esperava, e, apesar de muitos ajustes ainda serem necessários, acredito que seria interessante uma unificação dos GTC com as duas classes de GTs da GRAND-AM.

    De qualquer forma, as perspectivas permanecem muito interessantes, apesar de todo o trabalho que será necessário para balancear isso tudo.