Després se perde e Pain é o novo líder do Dakar

Cyril Despres - ActionRIO DE JANEIRO – Boa notícia para quem não curte Cyril Després – e não são poucos os que não simpatizam com o francês. O piloto da KTM se perdeu durante a 4ª etapa do Rali Dakar 2013, disputada hoje entre Nazca e Arequipa, descendo ao sul para a comitiva deixar o Peru rumo a Argentina.

Després caiu nas armadilhas do deserto de Ica, durante a especial de 429 km, a maior do evento até aqui. Ao se perder, assim como o chileno “Chaleco” López e o norueguês Pal Anders Ullevalseter, outros que enfrentaram dificuldades nesta terça-feira, o francês abriu caminho para que seus rivais o superassem na classificação geral.

Com o 15º lugar na etapa, o representante da KTM caiu para 3º na soma dos tempos, atrás dos compatriotas Olivier Pain, o novo líder geral, e David Casteu. A vantagem de Pain no comando é de 2min24seg.

Na etapa de hoje, a vitória foi do catalão Joan Barreda Bort, que acelerou sua Husqvarna para descontar o tempo perdido na terceira especial. Ele venceu com o tempo de 3h41min09seg, oito minutos e 23 segundos abaixo da marca de Olivier Pain, que vem em ritmo regular e consistente no Dakar. David Casteu chegou em terceiro e o espanhol Gérard Farres Guell, que já tem uma penalização de 1h15 minutos imposta pelo ASO, organizador do evento, foi o quarto.

Após duas especiais onde sofreu problemas com o combustível, o português Hélder Rodrigues finalmente apareceu entre os primeiros – foi 5º colocado, seguido pelo compatriota e “mochileiro” de Després, Ruben Faria. O argentino Javier Pizzolito foi o melhor sul-americano do dia com sua Honda, seguido por Jordi Viladoms, Kuba Przygonski e Alain Duclos, a bordo de sua Sherco.

Jean Azevedo conseguiu superar o desafio da difícil especial de hoje. O brasileiro fez o 40º tempo em 4h18min35seg e com o resultado, alcançou a trigésima-segunda posição na classificação geral do Dakar.

Classificação da etapa Nazca-Arequipa, nas motos:

1º Joan Barreda Bort (Espanha/Husqvarna) – 3h41min09seg
2º Olivier Pain (França/Yamaha) – 3h49min32seg
3º David Casteu (França/Yamaha) – 3h51min51seg
4º Gérard Farres Guell (Espanha/Honda) – 3h52min49seg
5º Hélder Rodrigues (Portugal/Honda) – 3h52min52seg
6º Ruben Faria (Portugal/KTM) – 3h53min27seg
7º Javier Pizzolito (Argentina/Honda) – 3h53min41seg
8º Jordi Viladoms (Espanha/Husqvarna) – 3h53min49seg
9º Kuba Przygonski (Polônia/KTM) – 3h55min10seg
10º Alain Duclos (França/Sherco) – 3h55min20seg

Comentários

  • Espero que o Jean Azevedo consiga melhorar seu desempenho, apesar de saber da dificuldade que é competir contra as oficiais de fábrica. No mais, estou feliz pelo Despres ter se dado mal. Só espero não ver mais nenhuma atitude ridicula como aquela da organização ano passado.