Direto do túnel do tempo (31)

RIO DE JANEIRO – O vídeo acima é histórico. Trata-se do registro do primeiro reabastecimento da era moderna da Fórmula 1 feito no meio de uma corrida – o GP da Áustria de 1982, no circuito de Zeltweg, após várias tentativas frustradas por quebras de motor (Inglaterra e França) ou acidentes (Alemanha). Ideia egressa da Fórmula Indy trazida por Gordon Murray e comprada por Nelson Piquet na Brabham, então dirigida pelo todo-poderoso Bernie Ecclestone.

Em matéria de passos à frente e leitura de regulamento, a dupla foi talvez a mais criativa daqueles tempos. Basta dizer que, no ano seguinte, como a tática dos reabastecimentos começou a dar certo, todo mundo copiou. A FIA permitiria os pit stops a partir de 1984, somente para troca de pneus. O reabastecimento, tal como conhecemos, foi banido por uma década e só regressou em 1994.

Há 31 anos, direto do túnel do tempo.

Comentários

  • Isso só foi possivel porque a formula 1 buscava o equilibrio pela engenhosidade e criatividade e não nivelar por baixo e engessar os mais criativos ,ajudando os mediocres.Garante um espetáculo artficial , um duelo de fracos.Mesmo assim o rei do pedaço é o Newey, talvez o unico com o espírito inventivo daqueles tempos.Lembremos que ele está aí desde aquela época.Com isso uma equipe criativa e com menos grana não tem a menor chance.

  • Não tem nenhuma relação com o reabastecimento em si, mas achei no mínimo curioso, já no finzinho do vídeo, uma anúncio no guard-rail do Sal Cisne, em uma corrida na Áustria.

  • Rodrigo
    Assisti a esta corrida e posso dizer que foi um momento muito especial com a galera toda de boca aberta espantada com o abasteciemto.
    Coisas de gênios como Gordon e Nelson

  • Muito bacana o vídeo, obrigado por postar. Esse antigo Zelweg é lendário e deixa muitas saudades. Genialidade do Piquet na época, parabéns. Eu pessoalmente odiei o reabastecimento na F1 na época 1994-2009, pelo excesso de trocas de posição feitas na estratégia de combustível, sem disputa na pista. O piloto se aproximava um pouco do carro da frente, mas sabia estava mais “longo” no combustível e esperava o outro cara parar para então tomar a posição. Longa vida à proibição do reabastecimento que reina desde 2010