Ganassi faz 1-2 no grid de Daytona

RIO DE JANEIRO – Com um domínio acima do esperado, a Chip Ganassi Racing/Felix Sabates fez barba e cabelo na qualificação das 24 Horas de Daytona. Seus dois BMW Riley monopolizarão a primeira fila na largada deste sábado: o #01 guiado pelo veterano Scott Pruett, de 52 anos, é o pole position. O #02 de Scott Dixon e parceiros sai em segundo.

E22-DP1_13_Roar_Riley01a

Pruett não precisou mais do que quatro voltas para cravar 1’40″553 e acabar com qualquer esperança dos seus adversários. Dixon foi o único que ficou mais próximo, virando 1’40″646 – menos de um décimo abaixo. A terceira posição foi do surpreendente Team Sahlen, com o BMW Riley #42 tripulado por Dane Cameron no treino oficial. O piloto marcou 1’41″213 para abrir a segunda fila ao lado do Ford Riley #6 da Mike Shank Racing, que teve Michael Valiante a bordo.

O carro #60, com todos os campeões da prova ano passado, além do australiano Marcos Amborose, vai largar em 6º (1’41″905). É onde vai andar o brasileiro Oswaldo “Ozz” Negri, ainda não totalmente recuperado de uma fissura numa perna e que deve guiar apenas o mínimo necessário de tempo para assegurar pontos para ele na classificação do campeonato.

Outra boa surpresa do grid dos DPs foi o 10º tempo do BMW Riley da equipe Highway To Help, que faz campanha contra o Mal de Alzheimer. Ian James conseguiu uma boa posição de largada para uma equipe que não disputa a Grand-Am de maneira regular. Enquanto isso, os brasileiros que andaram no treino da categoria foram bastante discretos: Christian Fittipaldi qualificou o Corvette DP #5 da Action Express Racing, que divide com Nelsinho Piquet e Felipe Nasr na 11ª posição – 1’42″392. Segundo o próprio piloto, a decisão foi de andar com o carro configurado ao máximo para a corrida e não pensar em tempo de classificação.

Só que há um complicador: o motor Corvette dos protótipos da griffe Chevrolet estão andando “estrangulados” com um restritor de potência, como disse Nelsinho Piquet. “Provavelmente, o redutor sai para a corrida e mesmo assim não vamos conseguir acompanhar o ritmo dos carros com motor BMW”, contou o brasileiro.

Bruno Junqueira foi escalado para andar no BMW Riley #43 do Team Sahlen, que teve desempenho diametralmente oposto ao #42. O mineiro ficou em 16º no grid da categoria, com o tempo de 1’45″370.

E22-GT12_13_Roar_Porsche32b

Na classe GT, que andou em conjunto com a GX – quinze minutos de qualificação e quarenta carros no total, é bom lembrar – surpresa: o Porsche #32 da Orbit/Konrad Motorsport conseguiu a posição de honra da classe GT com Nick Tandy marcando uma ótima volta em 1’47″631, acabando com o favoritismo do Porsche #44 guiado por Andy Lally, da Magnus Racing.

Como era de se esperar, outros dois carros do fabricante de Stuttgart ocupam a segunda linha, com o #30 de Sean Edwards a marcar o terceiro tempo e o #73 de Patrick Long em quarto. Alessandro Balzan qualificou a melhor Ferrari com o 5º tempo do grupo, seguido do Audi do português Filipe Albuquerque.

Marco Seefried pôs mais um Porsche entre os dez melhores: foi o 7º colocado, seguido por Robin Liddell no único Camaro inscrito. O melhor brasileiro entre os que andaram na GT foi Daniel Serra, com o 9º tempo – 1’48″521. Anthony Lazzaro completou o grupo dos dez mais rápidos.

A equipe Dener Motorsport optou por um resultado mais conservador no treino classificatório. Ricardo Maurício virou 1’49″924 e ficou com a 25ª melhor marca da divisão GT. Nonô Figueiredo cravou 1’50″823, vigésimo-nono entre 34 carros inscritos.

“Não temos a experiência que esse pessoal da frente tem, então resolvemos nos focar no acerto de corrida o tempo todo, buscando deixar os carros equilibrados e prontos para as 24 horas”, comentou o chefe de equipe Dener Pires.

Na classe GX, pole position tranquila para a Napleton Racing: Shane Lewis fez 1’54″606 contra 1’58″221 do Porsche da BGB Motorsports. Os três Mazda 6GX com motor Skyactiv-D tiveram desempenho pífio e viraram acima de 2 minutos. O carro #22 da Bullit Racing não fez tempo de qualificação.

Os tempos do treino classificatório estão aqui

Comentários

  • Excelente informações das 24 h de Daytona, parabéns!
    Vocês poderiam informar os streamings que vão transmitir via net!