Ganassi vence as 24 Horas de Daytona com show de Montoya

news_race_1

RIO DE JANEIRO – Quem acompanha a Grand-Am durante todo o ano sabe que os pilotos titulares da Chip Ganassi Racing são, normalmente, o veterano Scott Pruett e o mexicano Memo Rojas. Mas o showman de mais uma conquista do time que também conhecemos da Fórmula Indy foi o colombiano Juan Pablo Montoya. Foi ele quem, com seu costumeiro pé pesado, esteve no cockpit para abrir vantagem sobre os rivais e, com direito a volta mais rápida da prova, um segundo abaixo que todo mundo, recebeu a quadriculada após 709 voltas no total.

thursdayrolexpr2-1

O triunfo oferece a Scott Pruett, aos 52 anos de idade, a chance de se igualar ao mito Hurley Haywood como um dos maiores vencedores da história da corrida. Ele chega à sua 5ª conquista na Flórida. Os outros pilotos que guiaram foram o mexicano Memo Rojas e o estadunidense Charlie Kimball. Embora inscrito, Scott Dixon não sentou no #01. O neozelandês fazia parte da tripulação do #02, que abandonou por quebra de câmbio.

A corrida permaneceu indefinida até sua hora final, onde quatro carros ainda tinham chance de conquistar o primeiro posto – inclusive o #60 da Mike Shank Racing, que recuperou TODAS as sete voltas perdidas no começo da disputa e veio para a briga com o carro da Ganassi e os Corvettes #10 e #9. Mas um entrevero de AJ Allmendinger com João Barbosa prejudicou os dois pilotos: AJ precisou fazer uma parada para limpeza de radiadores e João Barbosa foi punido com um stop & hold de um minuto – uma punição, aliás, bem discutível.

2013_Rolex_Daytona_No60DP

Nas últimas voltas, Montoya abriu o quanto pôde para fazer um splash & dash e ter a gasolina necessária para não ficar pelo caminho com pane seca. Max Angelelli, no #10 da Wayne Taylor Racing, teve que fazer o mesmo e assim o Corvette dele, de Ryan Hunter-Reay e Jordan Taylor ficou em segundo na geral. Para Negri e parceiros da vitória do ano passado, acrescidos de Marcos Ambrose, ficou o sentimento de uma corrida fantástica de recuperação, onde todos merecem os parabéns.

e1f310407184ed6baf6c94cbf63b552a_9_CH1_3858

Além de Negri, Christian Fittipaldi, Felipe Nasr e Nelsinho Piquet, mais Brian Frissele, ainda conseguiram terminar a corrida na categoria DP, com a 8ª colocação geral e na categoria, a 21 voltas dos vencedores.

309721_403231806428134_975772250_n

Na classe GT, disputa igualmente sensacional até a última volta e um encerramento eletrizante, com direito a pane seca de um dos Audi R8 LMS Grand-Am e dobradinha do construtor alemão: vitória do #24 de Filipe Albuquerque/Edoardo Mortara/Oliver Jarvis/Dion Von Moltke, mesmo após um splash and dash de último momento. Com a vitória, a montadora de Ingolstadt alcança sua primeira vitória em Daytona e iguala a Porsche como uma das únicas a vencer as principais corridas de 24 Horas de duração no mundo – Le Mans, Nürburgring, Spa-Francorchamps e Daytona.

A segunda posição foi do #52 da APR guiado por Ian Baas/Rene Rast/Frank Stippler/Marc Basseng e a Ferrari #69 da FXDD/AIM Autosport, campeã da GT ano passado na Rolex Sports Car Series, chegou em terceiro com Emil Assentato/Nick Longhi/Anthony Lazzaro/Mark Wilkins. O Audi #13 da RumBum Racing, que faria uma trifeta consagradora para a marca de Ingolstadt, ficou pelo caminho na última volta, por falta de gasolina.

2013_Rolex24_No64

Entre os GTs, o único carro com brasileiros que chegou ao fim foi a Ferrari #64 da Scuderia Corsa, guiada por Chico Longo/Raphael Matos/Xandinho Negrão/Daniel Serra que, mesmo com todos os problemas enfrentados, concluíram em 38º na geral, 24º na divisão, com 576 voltas completadas. Valeu pela experiência, tanto quanto para o pessoal da Dener Motorsports, que não teve seus dois Porsches na quadriculada, mas o Dener Pires parece que foi ‘picado pela mosca azul’: “Talvez possamos disputar mais algumas corridas na Grand-Am neste ano”, disse o chefe de equipe durante a transmissão da Fox Sports brasileira.

A classe GX, que estreou neste fim de semana, ainda precisa evoluir. Mas pelo menos os Porsche Cayman resistiram até o fim da maratona e receberam a quadriculada. Com uma pintura que lembra muito a do Martini Porsche 917 nos anos 70, o quarteto formado por Nelson Canache/Shane Lewis/Jim Norman/David Donohue venceu com absoluta sobra (10 voltas) sobre as tripulações da Bullet Racing e da BGB Motorsports, que também chegaram ao final. Os Mazda 6GX, além da clara falta de desempenho e desenvolvimento, tiveram grandes problemas mecânicos e, para nenhuma surpresa, não completaram a corrida.

Confira aqui o resultado final das 24 Horas de Daytona 2013

Créditos das fotos: BMW Riley #01 (Endurance-info.com); Corvette DP #5 (Carsten Horst); Ford Riley #60 e Ferrari #64 (Grand-Am); Audi #24 (Facebook da Audi Sport)

Comentários

  • parabéns pela ampla cobertura dessa prova sensacional e valeu a luta da trupe brasileira, que tenham melhor sorte na próxima.

  • A corrida da DP foi bem previsível logo de início. Os motores BMW estavam muito melhores (leia-se Chip Gana$$i). Ano passado queriam dar uma brecha e uma vantagem enorme para os tais “Corvettes protótipos” este ano parece que volta ao normal e o pagamento da Gana$$i saiu ainda mais gordo. Está muito difícil ter um equilíbrio de motor na DP.

    Já na GT, uma corrida sensacional. Os Porsche que sempre foram maioria e tem muita velocidade final esse ano ficaram devendo para a velocidade final da Ferrari e maior equilíbrio com motor montado no meio do carro e com a aerodinâmica fantástica e freios muito bons do Audi R8. E foi uma disputa encardida entre Ferrari e Audi. Foi apertado em alguns momentos.

    Só uma coisa a dizer: Audi !!!

  • Os Audi e as Ferraris estão com muito downgrade para correr com os Porsche CUP. A versão GT dos Audis fizeram muito sucesso no ano passado em corridas de longa duração, não seria diferente em Daytona.

  • Rodrigo…Vc sabe quais limitações a mais (alem daquelas que estes carros normalmente tem para equalização para a GT3) os Audis e as Ferraris têm para correrem com os Porsche CUPs. (O normal seria eles correrem contra um Porsche 4 segundos mais rápido, o Porsche GT3-R)