Lançado o novo McLaren

1359631024RIO DE JANEIRO – Em cerimônia que acabou há pouco e transmitida via internet em tempo real direto de Woking, a McLaren apresentou oficialmente seu novo carro para a temporada 2013 do Mundial de Fórmula 1. O MP4-28 segue a tendência do antecessor e, para alívio geral, não apresenta o infame degrau na seção dianteira do bólido – o que já faz do carro do time britânico, de saída, candidato ao mais bonito exemplar do ano.

Aparentemente, o carro deste ano guarda várias semelhanças com o MP4-27, mas a equipe trabalhou fundo para eliminar os pontos fracos do modelo do ano passado e houve novidades na suspensão dianteira, que traz desta vez o sistema pull rod ao invés do usual push rod, e na caixa de câmbio.

Os pilotos titulares Jenson Button e Sergio Perez chegaram devidamente ‘motorizados’ ao local da apresentação, cada um guiando dois modelos esportivos da McLaren para as ruas. Antes deles, cinco bólidos que fizeram parte da história da marca desfilaram diante dos internautas e também dos que lá estavam acompanhando o lançamento do MP4-28 in loco – entre eles o M23 de Emerson Fittipaldi, campeão mundial em 1974 e o MP4-4 de Ayrton Senna, campeão de 1988.

Também participaram desse resgate histórico o modelo F1GTR campeão das 24 Horas de Le Mans de 1995, o MP4-13 que deu a Mika Häkkinen o título em 1998 e, por fim, o MP4-23 do campeonato de Lewis Hamilton – último conquistado por um piloto da escuderia. Houve, antes disto, uma bonita homenagem a Bruce McLaren, o homem por detrás da formação da escuderia, fundada por ele em 1963, três anos antes da estreia na Fórmula 1.

Por falar em títulos, não faltou o inevitável otimismo da parte dos dois pilotos, tanto do experiente Button como o novato Perez. “Difícil acreditar que faço parte de uma equipe com tanta história. Quero ganhar o campeonato, todos nós queremos, e estou na melhor equipe”.

Bom… se é a melhor equipe da Fórmula 1, só o tempo – ou melhor, os tempos, dirão.

Comentários

  • Rodrigão, cabe comentar o filme sobre o acidente de Bruce McLaren que passou antes da apresentação do carro. Emocionante.
    O ator era bem parecido com Bruce, e, o vídeo mostra Bruce McLaren andando até o local na pista de GoodWood, onde o carro que testava, bateu. Ele (Bruce), se abaixa antes do local do acidente e pega um pedaço da lataria.
    Naquele momento, ele percebe o que causara o seu acidente e caminha até o local do impacto. Ali, observa as marcas dos pneus, compreende ainda mais que a falta de pressão aerodinâmica na traseira do seu carro, o fez rodar e bater naquele bunker que protegia aquela estação de bandeiras no circuito inglês.
    Bruce, após o acidente, dá as costas com a cara fechada por entender a falha, e fica a mensagem para todos de buscarem o melhor, batalhar.
    Fantástico esse filme, fantástico!!!

  • O primeiro McLaren foi o Mclaren-Elva Oldsmobile, protótipo 2 lugares, motor traseiro entre eixos voltado para a categoria de carros esporte dos EUA e CAN-AM, uma curiosidade é que o estepe obrigatório por regulamento ficava entre o painel de instrumentos e o final do capô dianteiro, sendo totalmente visivel através do parabrisa dianteiro