Luiz Razia: o novo brasileiro na Fórmula 1

Luiz-Razia-Valencia-Foto-GP2Divulgacao_LANIMA20120623_0062_30

RIO DE JANEIRO – O Brasil terá o seu 30º piloto na Fórmula 1. Há pouco, Luiz Razia acertou os detalhes do acordo com a Marussia e será o substituto do alemão Timo Glock, que deixara a equipe há poucos dias e foi para a BMW, no DTM.

Baiano de Barreiras, município de cerca de 140 mil habitantes localizado no extremo oeste do estado, Luiz Tadeu Razia Filho tem 23 anos. Após vencer a Fórmula 3 sul-americana em 2006, seguiu para a Europa, onde disputou a Fórmula 3000 italiana e europeia, a World Series, a GP2 Asia e a GP2 Series, na qual foi vice-campeão ano passado, correndo pela Arden International. Nesta categoria, Razia conquistou cinco vitórias, quatro delas em 2012.

Ele já fizera parte da Marussia quando a equipe se chamava Virgin, em 2010. Fez os testes reservados aos novatos, mas nunca guiou pelo time em qualquer treino livre daquele ano. A Caterham, na época Lotus, chamou-o para ser piloto-reserva e em 2011 Razia apareceu nos treinos livres de sexta-feira na China e no Brasil. Ano passado, andou com a Force India em Magny-Cours e chegou a ser cogitado na Toro Rosso, que manteve seus pilotos titulares.

A saída de Glock da Marussia precipitou a chegada de um piloto que injetasse dinheiro fresco no time, que é o que eles precisavam – já que o alemão ganhava para correr. Tanto Razia quanto Max Chilton, o outro piloto, também estreante, vêm com patrocínios que garantem a salvaguarda do time em 2013.

Então é isso: faltam, portanto, duas vagas a se confirmar para a temporada deste ano. Pena que a Marussia não é carro para Razia mostrar o seu potencial. O jeito será bater sistematicamente o companheiro de equipe e assim conseguir chamar a atenção das outras escuderias para o futuro.

Comentários

  • Ainda assim, uma noticia para se alegrar! Quem via a estrutura que esse cara tinha em 2006 para correr de F3 tinha em mente que ele não estava MESMO para brincadeiras. E ele é um figura muito interessante, que com os videos dele, trouxe muitas infos interessantes para os leigos.

    Keep pushing Razia!

  • Nesta F1 miserenta de 22 carros no grid foi uma grata surpresa essa vaguinha pro Razia. Que ele aproveite bem e não desanime com as dificuldades. Se mostrar serviço, ano que vem quem sabe não pega uma Lotus, Williams ou Force India?
    Rodrigo, e o Bruno? Ficou a pé?

  • Esse menino é muito bom, mas merecia coisa melhor do que essa “cadeira elétrica”
    De qualquer forma desejo sorte, muita sorte!!!!!!!!!!!!

    • Bom, considerando que o Max Chilton é “filho do dono” (ou, de um dos sócios da Marussia…. o Razia deve aproveitar a vida e tentar fazer amigos. Porque, provavelmente será o último no grid e na pista, o ano todo.
      E o Max Chilton será o penúltimo!

  • O garoto e bom, mas se quizer continuar na formula 1 e consequir algo melhor no futuro, tera que bater sistematicamente seu companheiro de equipe Max Chilton. Razia tem potencial para isso. Vamos torcer.

  • Tomara que não seja mais um Di Grassi, ou seja, um piloto fantástico mas que por não ter um carro que proporcionasse a chance de mostrar isso, vai chegar no final do ano tendo que disputar a tapas e dólares uma vaga com os novos milionários que virão da GP2. Boa sorte Razia! Você vai precisar!

  • Caro Rodrigo, se considerarmos Hernando da Silva Ramos como brasileiro, Razia será “nosso” 31º representante na Fórmula-1. Forte abraço.

  • Tenho minhas dúvidas se é um bom negócio…td bem q eh um F1, mas está colocando uma boa grana em uma equipe nanica, que não é nem aquela minardi que o Alonso andou, e nos tempos de hoje, será que vai conseguir aparecer para alguma equipe grande ano que vem? Lembrando que temos grandes pilotos que já andaram na F1 sem time…Até porque com todo respeito ao Razia, o Di Grassi que é um piloto mt bom não conseguiu…

    • Muito bom o seu post, João!
      Disse tudo. . .vai ser mais um “zero à esquerda”, numa equipe que não pode oferecer nada. . .impressionante como esse pessoal insiste na F1, mesmo em verdadeiras dragas, ao invés de tentar ser competitivo numa DTM ou Le Mans series por exemplo. . .fail total, só vai fazer número. . .
      Zé Maria

  • comentar este fato muito facio dizer ? mas fe´move montanhas e´ ele cosequiu razia prova viva testemunho tudo pode pede o que quiser e seras atendido deus nos da fartura para estarmos na onde quisermos tu vencera 2013 com varias surpresas um grande abraso sou marcio viana thome bebedouro sao paulo

  • Depois do que li no Flávio Gomes, perdi o interesse por Razia:
    http://flaviogomes.warmup.com.br/2013/01/razia-la-2/

    Mãe de piloto de testes da F-1 é detida em operação que prendeu Marcos Valério
    http://esporte.uol.com.br/f1/ultimas-noticias/2011/12/02/mae-de-piloto-de-testes-da-f-1-e-detida-em-operacao-que-prendeu-marcos-valerio.htm

    Bem, ele tem um desafio. Provar que a família dele é inocente de toda a corrupção que fazem ao Brasil. Bom lembrar, Ana Elizabete, já cumpria em liberdade, pena de oito anos e dois meses de prisão por falsificação do livro de protocolo do cartório. Não tem santinho nessa história…