Quem é quem, 24 Horas de Daytona – classe GX

RIO DE JANEIRO – Chega ao fim a apresentação das equipes que vão competir na 51ª edição das 24 Horas de Daytona, agora mostrando quais são os carros da classe GX. Por ser uma subdivisão recentemente criada, as equipes não conseguiram ainda deixar seus carros competitivos. A falta de uma preparação adequada tornará a disputa entre os seis inscritos uma loteria.

Veja quem são:

SpeedSource
Sede: Indianápolis, Indiana
Chefe de equipe: David Haskell
Carro: Mazda 6 GX
Motor: Mazda Skyactiv-D 2,2 litros L4 Diesel
Pilotos: Joel Miller/Tristan Nunez/Spencer Pigot/Yojiro Terada/Tristan Vautier (#00); Andrew Carbonell/Rhett O’Doski/Derek Whitis/Tom Long (#25); Jonathan Bomarito/Sylvain Tremblay/Marino Franchitti/James Hinchcliffe (#70)
Tempo da pré-temporada: 2’05″425 (#70)

Pouco – ou nada – há a dizer quando um construtor tem problemas para pôr um carro na pista. É o caso da Mazda, que face o atraso no desenvolvimento do novo motor Skyactiv-D de 2,2 litros e quatro cilindros em linha, movido a diesel, teve sérios problemas para se preparar da forma mais adequada para a disputa das 24 Horas de Daytona. O único carro pronto nos treinos, o #70, andou muito pouco e fez o pior tempo entre os 54 que participaram das atividades de pista.

2013 Roar Before The 24 test days at Daytona Int'l Speedway, Day

Este bólido, aliás, terá a participação de bons pilotos, como Jonathan Bomarito, o simpático canadense James Hinchcliffe e o britânico Marino Franchitti, irmão de Dario Franchitti, campeão da Fórmula Indy por quatro vezes. Outra atração da SpeedSource é a presença do campeão da Indy Lights Tristan Vautier, que deve disputar a Indy em 2013, e do interminável Yojiro Terada, que aos 65 anos de idade, tem nada menos que 29 participações nas 24 Horas de Le Mans no currículo – muitas delas, logicamente, a bordo de modelos construídos pela Mazda.

Napleton Racing
Sede: Westmont, Illinois
Chefe de equipe: Ed Napleton
Carro: Porsche Cayman GX.R
Motor: Porsche 3,8 litros F6
Pilotos: Nelson Canache/David Donohue/Shane Lewis/Jim Norman (#16)
Tempo na pré-temporada: 1’56″167

2013 Roar Before The 24 test days at Daytona Int'l Speedway, Day

A Napleton Racing é uma das quatro escuderias que se apresenta para a estreia da classe GX em Daytona e, mesmo com pouco tempo de preparação do Porsche Cayman GX.R, pareceu ter saído satisfeita dos treinos de pré-temporada realizados lá mesmo na Flórida, no início do mês. Ed Napleton reuniu bons pilotos para a tripulação, como o jovem venezuelano Nelson Canache, o experiente David Donohue – filho do lendário Mark Donohue e os igualmente rodados Shane Lewis e Jim Norman. São os naturais favoritos à vitória, se conseguirem fazer o carro resistir ao exigente cardápio da disputa.

Bullet Racing
Sede: não divulgado
Chefe de equipe: não divulgado
Carro: Porsche Cayman S
Motor: Porsche 3,8 litros F6
Pilotos: Darryl O’Young/Seth Thomas/James Clay/Daniel Rodgers/Karl Thomson (#22)
Não participaram da pré-temporada

Aquisição de última hora da lista de inscritos, a Bullet Racing vai para a disputa da corrida sem ter feito nenhum treino de pré-temporada, pelo menos em Daytona. Vão aparecer com um Porsche Cayman e entre seus pilotos, o único conhecido é Darryl O’Young, de Hong Kong. Os demais, não emocionam.

BGB Motorsports
Sede: Ormond Beach, Flórida
Chefe de equipe: John Thomas
Carro: Porsche Cayman GX.R
Motor: Porsche 3,8 litros F6
Pilotos: Lee Davis/Ryan Eversley/Eric Foss/Jeff Mosing/John Tecce (#38)
Tempo na pré-temporada: 1’56″492

2013 Roar Before The 24 test days at Daytona Int'l Speedway, Day

Egressa do Continental Tire Challenge, campeonato que faz várias provas em paralelo com a Rolex Sports Car Series, a BGB Motorsports chega afiada para a disputa de sua corrida de estreia na turma de cima. A escuderia de John Thomas e do piloto-proprietário John Tecce apresenta como novidades os estadunidenses Ryan Eversley e Eric Foss, que disputaram várias provas na classe GT ano passado pela Horton Autosport. Nos treinos do início do ano, não ficaram muito distantes da Napleton Racing no quesito tempos. Também contam com a resistência do Cayman GX.R para poderem terminar numa colocação honrosa em sua prova de estreia.

Comentários