Saudosas pequenas – Eurobrun, parte I

RIO DE JANEIRO – No fim do ano de 1987, a união fez a força. Dois nomes já conhecidos do automobilismo se reuniram para formar uma nova escuderia de Fórmula 1. Um tinha dado suporte à Alfa Romeo entre 1983 e 1985. O outro tinha uma equipe particular, cliente da Porsche, com relativo sucesso, no World Sportscar Championship (WSC). Refiro-me a Gianpaolo Pavanello e Walter Brun, que fizeram a seguinte equação: Euroracing + Brun Motorsport = Eurobrun.

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No Mundial de Endurance, o World Sportscar Championship, a Brun era a melhor equipe não-oficial da Porsche

Enquanto Pavanello não conseguiu fazer a Euroracing se dar bem na categoria máxima – ocasionando inclusive o fim da equipe Alfa Romeo de F-1, a Brun Motorsport fazia um bom papel nas corridas de Grupo C desde 1983, a ponto de vencer entre as escuderias o WSC em 1986, batendo as poderosas Rothmans Porsche, Sauber-Mercedes e Jaguar. O time também participava com algum sucesso de corridas da série estadunidense IMSA, sempre como cliente Porsche.

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A Brun foi campeã mundial em 1986 no WSC, superando Rothmans-Porsche, Silk Cut Jaguar, Lancia e Sauber-Mercedes

Confiantes, Brun e Pavanello montaram uma estrutura em Senago, no norte da Itália, nas proximidades de Milão. Para o campeonato de estreia da equipe, em 1988, contrataram o campeão da Fórmula 3000, o novato italiano Stefano Modena, para fazer companhia ao velho recruta de Walter Brun nos protótipos, o argentino Oscar “Poppy” Larrauri.

Mario Tolentino foi o desenhista do primeiro carro do time, o ER188, equipado com o convencional motor Ford Cosworth DFR V8 que era maioria no grid entre os aspirados, à exceção das unidades Judd que roncavam nos carros de Williams, March (Leyton House) e Ligier.

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O ER188 não chegava a ser bonito, não

Não era propriamente dos carros mais bem-acabados daquela temporada. Diferentemente do Rial, que apresentava soluções inteligentes, em que pese o tanque de combustível de tamanho menor que o previsto, o Eurobrun ER188 era muito convencional e sem grandes inovações aerodinâmicas. Apesar das limitações de equipamento, os dois pilotos classificaram para a largada do GP do Brasil, em Jacarepaguá. Todavia, nenhum deles chegou ao final.

Nas corridas seguintes, a Eurobrun cometeu erros primários para quem tinha gente experiente nos bastidores. Stefano Modena foi excluído em dois treinamentos consecutivos, em Mônaco e no México, por uma falha na vistoria no principado e por uma asa irregular no país asteca. Apesar disto, Modena fez uma corrida muito competitiva no Canadá, chegando a figurar em sétimo, muito próximo da zona de pontuação. O italiano atrasou-se durante a disputa e chegou em 12º lugar.

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Stefano Modena mostrou algumas qualidades em sua temporada de estreia

Eventualmente, apesar das dificuldades técnicas, Modena ou Larrauri conseguiram se classificar com frequência para as corridas até o GP da Hungria, onde Modena saiu de último para terminar em décimo-primeiro, melhor resultado dele no ano e da equipe na Fórmula 1. Mas, no meio do campeonato, a equipe entrou em crise: insatisfeito com as performances medíocres de “Poppy” Larrauri, Walter Brun tentou fazer seu velho recruta sair da equipe e substitui-lo pelo alemão Christian Danner, sem sucesso. Subitamente, a Euroracing também perdeu o interesse pela empreitada e a equipe se perdeu. Como efeito, por três corridas consecutivas nenhum dos dois carros se classificou e no GP da Espanha, Modena conseguiu alinhar de novo em último para terminar em 13º.

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No fim do campeonato os ER188 trocaram o branco por uma decoração horrorosa

Após mais uma desclassificação dupla no Japão, os dois pilotos alinharam juntos na última corrida do ano, na Austrália, onde o ER188 foi decorado com uma pintura de gosto duvidosíssimo. Nem Modena, nem Larrauri conseguiram terminar aquela corrida.

Amanhã, mais histórias da Eurobrun na Fórmula 1.

Comentários

  • Rodrigo,
    Agora fiquei com uma dúvida:a equipe da Alfa-Romeo não era de fábrica???Era uma equipe privada???No caso,a Euroracing….Não entendi bem….