Tower of Power

RIO DE JANEIRO – Um grupo de soul music eminentemente formado por brancos pode fazer sucesso? Bem… o Tower of Power, figura de proa do gênero nos EUA, durante os anos 70, fez.

O grupo nasceu em 1968, através do músico Emilio Castillo, que tocava sax-tenor. A base do Tower of Power era seu naipe de metais, com trombone, trompete, sax-tenor, sax-alto e sax-barítono. Com a cozinha baixo-bateria-percussão, acrescida de órgão Hammond e guitarra, estava formada a poderosa cama que fez o grupo atingir as paradas de sucesso com a música “What is hip?”.

Nessa época, Lenny Williams, cantor egresso de Little Rock, no Arkansas, mesmo estado de onde saiu Bill Clinton para ser presidente dos EUA, já era o crooner do grupo. Foi ele quem deu voz a “What is hip?” e a esta belíssima balada que é hoje o clip da semana: “So very hard to go”, cujo vídeo foi tirado do programa Soul Train que, apresentado nos áureos tempos por Don Cornelius, durou nada menos que três décadas e meia, de 1971 a 2006. O vídeo do ToP é de 1973.

Comentários

  • Rodrigo, se me permite:
    Procure depois no YouTube:
    Banda Black Rio – Carrossel e Tom Scott -Upbeat 90’s, são muito boas de se ouvir. . .
    Aproveitando para mais uma vez tirar o chapéu publicamente para você pela magistral “Saudosas Pequenas”. . .
    Zé Maria