Últimas da Endurance

RIO DE JANEIRO – Vamos às novidades da Endurance em pílulas, englobando ALMS, ELMS, WEC e Grand-Am.

Neel Jani confirmado na Rebellion

O suíço Neel Jani, que certa vez integrou o programa de jovens pilotos da Red Bull, está confirmado para mais uma temporada pela Rebellion Racing. A equipe helvética, que se dividirá entre o Mundial de Endurance (WEC) e American Le Mans Series (ALMS) neste ano, não confirmou ainda qual será o destino dos seus pilotos. A campanha de Jani, 4º colocado no WEC em dupla com Nicolas Prost, começa nas 12 Horas de Sebring, em março.

Le Mans e ELMS na pauta da Sébastien Loeb Racing

O mito Sébastien Loeb quer participar das 24 Horas de Le Mans – pelo menos como dono de equipe. Sua escuderia enviou ao Automobile Club de l’Ouest um pedido de inscrição para a 81ª edição da clássica corrida francesa. Em paralelo, o time dirigido por Dominique Heintz deve também tomar parte da European Le Mans Series (ELMS). Os detalhes, contudo, ainda não foram acertados.

Greaves Motorsport vai a Sebring

A equipe britânica Greaves Motorsport estará nas 12 Horas de Sebring, primeira prova da American Le Mans Series em 2013 – certamente com um carro. Se Jacob Greaves conseguir reunir pelo menos 290 mil libras com a presença de dois pilotos gentleman drivers – haverá um segundo Zytek Nissan na pista da Flórida.

Level 5 Motorsports não fará temporada completa da ALMS

Má notícia para a classe LMP2 em seu último ano apenas na American Le Mans Series. Com o atraso do projeto do motor Skyactiv-D da Mazda e a falta de competidores na categoria – nem a Conquest Racing se manifestou a respeito – a Level 5 Motorsports resolveu, por enquanto, dar um tempo na American Le Mans Series. Não é uma decisão definitiva, mas é 100% garantido que o time não fará a temporada completa em 2013. A equipe de Scott Tucker vai honrar o convite que recebeu do ACO e disputar as 24 Horas de Le Mans.

Time de Luxemburgo na ELMS

A DKR Engineering, antiga participante do Mundial do FIA GT, quer participar da European Le Mans Series em 2013. A equipe, que corre com bandeira do Grão-Ducado de Luxemburgo, tem pretensões de alinhar um Lola B11/40 adaptado ao regulamento do ACO e com ele pleitear uma vaga direta às 24 Horas de Le Mans. Kendy Janclaes, diretor do time, ajudou diversas vezes a equipe de Luc Alphand em Sarthe. Na pauta da equipe, uma participação na Blancpain Endurance Series com BMW Z4 GT3. Presenças no FIA GT Series e no GT-Tour, o campeonato francês, não estão fora de questão.

Race Performance contrata Patric Niederhauser

A Race Performance, da Suíça, vai disputar mais uma vez a temporada da European Le Mans Series (ELMS), de olho também numa vaga para as 24 Horas de Le Mans. Ralph Meichtry, um dos sócios e que era piloto, passa ao outro lado do balcão, preocupando-se apenas com a organização do time. O outro sócio, Michel Frey, continua na pilotagem e foi contratado Patric Niederhauser, piloto de 21 anos egresso da GP3 Series. Paul Thomas segue no posto de engenheiro de pista do time.

Dumas com a TRG em Daytona

Ótimo reforço de última hora para a TRG Racing. Mesmo sem ter participado do Roar Before The Rolex 24 em Daytona, o francês Romain Dumas foi chamado para colaborar com a TRG Racing de Kevin Buckler. Ele estará a bordo do carro #67 que será partilhado com o velho amigo Emmanuel “Manu” Collard, o sueco Nic Jönsson e o bilionário estadunidense Tracy Krohn.

Martin e Priaulx: reforços da BMW na Flórida

A primeira missão do belga Maxime Martin como novo piloto de fábrica da BMW já tem dia e hora para começar: os treinos livres das 24 Horas de Daytona, na Flórida. Ele e Andy Priaulx são os reforços enviados pela BMW Motorsport para a disputa da primeira corrida da Grand-Am em 2013. Os dois dividirão o carro #94 com Bill Auberlen e Paul Dalla Lana, que formam a dupla titular. No #93, estarão Boris Said, Billy Johnson, Michael Marsal e Gunther Schaldach.

Carro guiado por brasileiro volta na ELMS em 2013

O HPD ARX-01g guiado por Thomas Erdos na temporada de 2011 deve voltar às pistas neste ano. A OREX Racing quer inscrever o carro, que é de propriedade de Mike Newton, antigo financiador do projeto de Endurance da Ray Mallock Racing, na European Le Mans Series (ELMS). Dean Stirling ainda não foi confirmado, mas está na pauta para ser um dos pilotos. A equipe precisará, contudo, transformar o bólido no modelo HPD ARX-03b, atendendo às especificações do regulamento da LMP2 quanto ao kit aerodinâmico e ao motor. Estruturalmente, o carro será o mesmo.

Comentários