Uma vaca no meio do caminho: Casteu dá adeus à ponta; Després vence e Faria assume o comando nas motos

RIO DE JANEIRO (atualizado às 19h10) – No meio do caminho havia uma vaca. Havia uma vaca no meio do caminho…

Se me permitem os leitores e leitoras do blog e, claro, o grande mestre Carlos Drummond de Andrade, peço licença para parafrasear o poema da pedra para contar o que aconteceu na 9ª especial do Rali Dakar entre San Miguel de Tucumán e Córdoba, em território argentino.

A etapa de 593 km cronometrados teve de tudo. Entre o quinto e o sexto waypoint, antes do trecho neutralizado, o líder geral David Casteu acabou atropelando uma vaca com sua Yamaha. O francês teve uma lesão no ombro direito, mas seguiu em frente. Ele se atrasaria ainda mais por problemas mecânicos e terminou a etapa mais de duas horas atrás do vencedor. Com a desastrosa performance de hoje, o piloto caiu para 21º na classificação geral.

2013-KTM-Rally-Team-06A azarada vaca foi o amuleto da sorte de Cyril Després, que ainda persegue com unhas e dentes seu quinto título na competição. O piloto da Red Bull KTM venceu a especial com o tempo de 5h41min36seg, superando o vencedor do sábado Joan Barreda Bort por 4min03seg. Alessandro Botturi, companheiro de equipe de Barreda Bort na Husqvarna, ficou com o terceiro melhor tempo do dia.

O português Ruben Faria, “mochileiro” de Després, completou a especial em quarto e com o resultado de hoje, assumiu a liderança na classificação geral com vantagem de apenas 5min23seg para o francês e 9min03seg para Francisco “Chaleco” López. O problema é que, como companheiro de equipe do principal favorito ao título, Faria dificilmente oferecerá resistência e é possível que Després consiga alcançar a liderança geral mais uma vez. Vale lembrar que o atual campeão do Dakar foi também penalizado com acréscimo de tempo de 15 minutos pela organização.

Jean Azevedo continua firme na disputa: chegou em 27º na etapa com o tempo de 6h12min44seg. Na soma dos tempos, o brasileiro da equipe Avante está em vigésimo-oitavo na geral, 2h31min16seg atrasado em relação ao líder.

Classificação da etapa San Miguel de Tucumán-Córdoba, nas motos:

1º Cyril Després (França/KTM) – 5h41min36seg
2º Joan Barreda Bort (Espanha/Husqvarna) – 5h45min39seg
3º Alessandro Botturi (Itália/Husqvarna) – 5h46min50seg
4º Ruben Faria (Portugal/KTM) – 5h49min23seg
5º Hélder Rodrigues (Portugal/Espanha) – 5h50min23seg
6º Ivan Jakes (Eslováquia/KTM) – 5h51min13seg
7º Paulo Gonçalves (Portugal/Husqvarna) – 5h52min50seg
8º Juan Pedrero Garcia (Espanha/KTM) – 5h53min50seg
9º Gérard Farres Guell (Espanha/Honda) – 5h55min48seg
10º Johnny Campbell (EUA/Honda) – 5h56min32seg

Comentários

  • O Després levou penalização porque trocou de motor entre a 7ª e 8ª etapas, a primeira troca do motor dá direito a 15 minutos de penalização, a segunda dá direito a 40 minutos.
    A questão é que, para as motos, entre a 7ª e 8ª etapa, estava vedada a assistência dos carros e camiões de apoio, pelo que, para continuar em prova, o Després necessitou de recorrer ao motor de outra moto, no caso de Marek Dabrowsky, piloto muito atrasado na classificação e lesionado, que assim consumou o abandono. O problema é que, trocou motor, mas continua com motor usado. Era de esperar uma troca de motor algures durante a prova, por precaução, mas por um motor novo. Caso seja necessária uma troca efectiva, enquanto os pilotos que o rodeiam levarão 15 minutos, o Després levará 40 minutos…