As lendas de Le Mans

RIO DE JANEIRO – Sexta-feira cheia no automobilismo mundial: além do lançamento de dois novos carros de Fórmula 1, hoje tem o anúncio oficial dos carros selecionados para a 81ª edição das 24 Horas de Le Mans, a partir de 12h30, hora de Brasília, em Paris.

Aproveitando o ensejo, o ACO criou um concurso onde os internautas podiam, por meio de uma votação eletrônica, indicar os carros mais representativos de cada década em noventa anos de existência da mais tradicional corrida de Endurance do planeta. O anúncio do grande vencedor sai hoje e o veredito vem de uma comissão de 12 “notáveis”, entre os quais o presidente da FIA Jean Todt, antigos campeões feito Yannick Dalmas e Emanuele Pirro, o japonês Yojiro Terada e até mesmo Patrick Dempsey, o ator-piloto.

Por década, os vencedores foram estes das fotos abaixo:

medium_s6a

O Bentley Speed Six, de 1929, foi considerado o maior carro dos primeiros anos de existência das 24 Horas de Le Mans

v1933-Alfa-Romeo

O bólido da década de 30 é este aqui da foto: a Alfa Romeo 8C, vencedora da corrida em 1933.

1949-22-5

O pós-Segunda Guerra viu poucas corridas em Sarthe, mas o surgimento de duas lendas: a Ferrari e seu modelo 166MM, que viraria tema de música do Rush, “Red Barchetta”

jaguar-d-type-le-mans1956

Os ingleses estiveram em alta por muito tempo em Le Mans e a prova disto é que o carro da década de 50 é uma outra lenda das pistas: o D Type da Jaguar

69lm06t Ickx-Oliver Ford GT40

“Vamos fazer um carro para passar feito rolo compressor sobre a Ferrari.” As ordens de Henry Ford foram cumpridas à risca. No fim dos anos 60, o construtor de Detroit massacrou a rival italiana e a última vitória daquela década foi em 1969, com o Ford GT40, ícone das pistas

Porsche_wallpapers_366

Nada de Matra ou Alpine Renault: os franceses, que ganharam quatro vezes em Le Mans nos anos 70 não puderam contra esta lenda das pistas – o Porsche 917 K, eleito o carro daquela década

rothman

Porsche, sempre Porsche: maior vencedora da história da prova, a marca alemã também fez outra de suas criações ser o melhor carro da década de 80: o modelo 956, que geraria outro ‘filhote’ bem-sucedido, o 962C

1991_mazda_787b11

A vitória mais inesperada de todas as que se conquistaram em Le Mans foi o trunfo para que o protótipo Mazda 787B fosse reconhecido pelos votantes como o carro mais representativo dos anos 90

92Pug

Patriotada: para não ficar nenhum carro francês de fora, já que a Alfa venceu a Bugatti, o Peugeot 905C “dividiu” o título de lenda dos anos 90 com o Mazda. Então tá…

2007_audi_r10_tdi_le_mans_winner_6

A Audi é a maior vencedora em Le Mans na atualidade, com onze triunfos nas últimas treze edições. Para mim, foi uma surpresa que o R8 tivesse sido preterido pelo R10 TDi, apresentado em 2006. Sinal dos tempos: é o carro da primeira década do século XXI

WEC - 24h Le Mans test day 2012

O ACO também deu vez aos carros atuais, ainda que a década esteja um pouco longe de se encerrar. Assim, sob o recente impacto da conquista do ano passado, o R18 e-tron quattro foi eleito o carro desta nova década

Comentários