Com novidades, Honda apresenta programa de motorsport para 2013
RIO DE JANEIRO – Em cerimônia que contou com grande presença da imprensa, a Honda apresentou nesta sexta-feira no Japão o seu programa de motorsport para o ano de 2013, em todas as modalidades – duas e quatro rodas. E com algumas novidades.
No Super GT, a marca terá sete carros no certame japonês de Grã-Turismo. Serão cinco bólidos HSV-010 na GT500 e dois CR-Z, carro dotado de sistema híbrido de recuperação de energia, o que se constitui numa das novidades do ano. Este carro será alinhado pela Autobacs Racing Team Aguri (ARTA), que abandonou o Garaiya com o qual competia até o ano passado. Os pilotos serão Shinichi Takagi e Takashi Kobayashi. No carro do Team Mugen, que começou o desenvolvimento do projeto CR-Z durante o ano passado, estarão o experiente Hideki Mutoh, com passagem pela Fórmula Indy, ao lado de Yukhi Nakayama.
A formação dos times da GT500 traz significativas alterações em relação ao último ano. As equipes seguem as mesmas – ARTA, Team Keihin, Weider Dome, Nakajima Racing e Team Kunimitsu. Uma das surpresas da Honda Racing para 2013 é a contratação do francês Fréderic Makowiecki para formar dupla com Naoki Yamamoto no carro #18 da equipe Weider Dome, ocupando o lugar que era do holandês Carlo Van Dam. Takashi Kogure também deixou esta escuderia e foi para o Team Kunimitsu, dividir o carro #100 com Takuya Izawa.
Como Takashi Kobayashi foi escalado para o programa de GT300, sua vaga na ARTA foi ocupada por outro ex-piloto de Fórmula Indy, Kosuke Matsuura, que será o novo companheiro de Ralph Firman Jr. no time dirigido por Aguri Suzuki. Outra novidade é Daisuke Nakajima correndo na equipe do pai, o lendário Satoru, ao lado de Ryo Michigami. No fim das contas, a única equipe Honda que não mudou seus pilotos foi o Team Keihin, que permanece com Koudai Tsukakoshi e Toshihiro Kaneishi.
A marca também revelou quem serão os pilotos que usarão seus motores na SuperFormula, o novo nome da Fórmula Nippon. Haverá nove pilotos e oito carros com motores Honda em 2013, distribuídos por quatro equipes.
Para começar, o vice-campeão do ano passado Koudai Tsukakoshi foi realocado em outra equipe: ele sai da equipe Docomo Dandelion Racing e vai para a HP Real Racing, dividir o time com Yukhi Nakayama. No Team Mugen, ninguém menos que Takuma Sato deve fazer algumas provas em revezamento com Takashi Kobayashi. O piloto titular absoluto é Naoki Yamamoto.
Daisuke Nakajima e Takashi Kogure foram mantidos na Nakajima Racing e a vaga aberta com a saída de Tsukakoshi da Dandelion ficou com Hideki Mutoh, que será o novo parceiro de Takuya Izawa. Assim, Toshihiro Kaneishi ficará exclusivamente na SuperGT.
A apresentação da Honda, aliás, foi o que pode se chamar de completa, incluindo também a presença dos seus pilotos titulares na MotoGP, os espanhóis Dani Pedrosa e Marc Márquez, o português Hélder Rodrigues, 8º colocado no último Rali Dakar e também a turma do WTCC, onde a marca será representada pela equipe oficial – a JAS, com Tiago Monteiro e Gabriele Tarquini – e também pela Zengö Dension Team da Hungria, alinhando um carro para Norbert Michelisz.
O interessante deste campeonato é que alguns dos carros e equipes a gente conheceu jogando o Gran Turismo do PlayStation…eu mesmo disputei várias “pilotando” o Honda ARTA-NSX…pena que não há transmissão em tv no Brasil.
Bom, eu fui um destes, não só Gran Turismo, mas outros jogos que eu tive eram praticamente baseados na JGTC. Agora tenho-a como uma das minhas categorias automobilísticas favoritas.
A partir desse ano o SuperGT deixa de contar com dois de seus bólidos mais icônicos, o Shiden e o Garaiya, pena que não tiveram gerações novas desses carros.
Esses das fotos são duas lindas naves espaciais.
O gt500 usa motor de formula e o ronco de desse carro é a coisa mais linda
O HSV-010 da ARTA e o Eneos Sustina SC430 foram apresentados!!!
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=4936210935535&set=a.4319247391832.158633.1606456829&type=1&theater