DeltaWing e Nissan: fim da associação

RIO DE JANEIRO –  Chega ao fim a parceria entre a Nissan e o projeto DeltaWing, que a partir deste ano passa a ser tocado apenas por Don Panoz, sem o envolvimento de Ben Bowlby, da Highcroft Racing e a All American Racers de Dan Gurney. O protótipo experimental que foi visto nas 24 Horas de Le Mans e na Petit Le Mans usando um propulsor 1,6 litro turbo do fabricante japonês, passará a competir com um novo motor neste ano de 2013.

IMGP1500

Quem vai fornecer a parte mecânica do DeltaWing, que passará a ser um protótipo Coupé, ou seja, com o cockpit coberto, será a Mazda. O motor será o mesmo do Van Diemen da Fórmula USF2000, com a cilindrada baixada para 1,9 litro e dotado de injeção direta de combustível e duplo turbo. Ainda não se sabe quanto de potência esta unidade terá, mas a título de comparação, o propulsor Nissan debitava 345 HP a 6.500 rpm em dinamômetro.

O DeltaWing fez uma apresentação bastante razoável em Le Mans até o carro ser posto para fora da pista pelo Toyota de Kazuki Nakajima. Na Petit Le Mans, Gunnar Jeannette capotou com o protótipo durante os treinos, mas a equipe de mecânicos reconstruiu o carro a tempo e ele e seu parceiro Lucas Ordoñez conseguiram um impressionante 5º lugar na classificação geral, evidenciando as qualidades do bólido.

Neste ano, o DeltaWing, além de ter novidades técnicas, passa a pontuar também no campeonato da American Le Mans Series. Apesar de não estar garantido em todas as etapas, o carro vai fazer parte da categoria LMP1. Serão construídos mais três chassis, todos baseados – como o primeiro modelo – no Aston Martin AMR-One, o fracassado protótipo do fabricante inglês para as 24 Horas de Le Mans de 2011.

Provavelmente, o novo velho parceiro de Don Panoz na empreitada do DeltaWing será David Price, que alinhou seus modelos GT1 nos anos noventa no FIA GT e nas 24 Horas de Le Mans.

Comentários

  • Boa notícia!

    Apesar de não ter simpatizado com o carro de início (eu o chamava de aberração…), o exclente desempenho na Petit Le Mans me deixou muito bem impressionado, fazendo com que mudasse de opinião e a torcer pelo seu desenvolvimento.

    Rodrigo, eu vi uma notícia a respeito no Motorsport mais cedo, meio correndo, e segundo eles, se entendi direito, o carro desse ano já seria uma espécie de segunda geração, mas ainda aberto, com versão coupe para 2014.

  • Acho o Delta Wing um carro maneiro, simpático. Um projeto revolucionário, torço por ele.
    Espero que a troca pela Mazda de muito certo.
    Aguardemos.
    Abço