Direto do túnel do tempo (38)

422266_456573134383073_1576984431_n

Uma Lotus 72 laranja? Isso só era possível na África do Sul, de onde vem o piloto e o patrocinador em questão. A bordo do lendário modelo construído por Colin Chapman está o sul-africano Ian Scheckter, hoje com 65 anos de idade e irmão mais velho de Jody Scheckter. Ele disputou 18 corridas de Fórmula 1 e estreou exatamente a bordo da Lotus #29 do Team Gunston. Seu melhor resultado foi um discreto 10º no GP da Holanda de 1977. Em Kyalami, na estreia, foi décimo-terceiro. Há 39 anos, direto do túnel do tempo.

Comentários

  • Curioso é que Chapman não se opunha a vender seus carros à terceiros, e veja que em 74 a própria equipe oficial de fábrica ainda fazia uso da veterana 72, 5 anos após a estréia da mesma. . .foi na verdade o modelo mais longevo da história da categoria, competindo por 6 anos. . .a McLaren M 23 chegou junto, também com 6 anos, porém em 78 foi usada apenas por equipes privadas, enquanto a 72 cumpriu seu papel exclusivamente nas cores da JPS.
    Zé Maria

  • O Team Gunston também usou uma Lotus-Ford 49B n. 16 pilotada por John Love no GP da Africa do Sul em 1969, esse carro tinha aerofólio dianteiro em cima dos triângulos superiores da suspensão dianteira, era cor laranja. Teve tb Lotus 72 patrocinada pelos cigarros Lucky Strike vermelha e branca e Tyrrel-Ford 003 n. 26 tb Lucky Strike do Piloto sul africano Eddie Keizan. Rob Walker , herdeiro do whisky Johnnie Walker sempre usava inicialmente Cooper- Climax e depois Lotus-Climax do mesmo ano da equipe de fábrica com Stirling Moss e depois Jo Siffert com lotus 49B como pilotos de seus carros azul escuro com faixa branca tranversal na bola branca do número dianteiro. Pace tb correu por Rob Walker de SurteesTS9 da equpie Brooke Bond Oxo Rob Walker.

  • Uma outra curiosidade, JC Pace estreou com March de Frank Williams, o 711 aquele com o aerofólio dianteiro oval suspenso que parecia uma mesa, e tinha patrocínio da Politoys italiana fábrica de Miniaturas, e aqui do Brasil o Banco Portuguès e Brasileiro.Depois na Surtees com a Brahma na tomada de ar, novamente patrocínio de miniaturas, da inglesa Matchbox que na época da equipe Surtees de F 2 era exclusiva, os carros amarelo e azul claro imitando as caixinhas do lendário fabricante que povoou minha infãncia!