E eu acredito em Coelhinho da Páscoa…

Licitação de novo autódromo do Rio deve sair até junho

Tiago Rogero/Agência Estado

O secretário nacional de esportes de alto rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, anunciou nesta segunda-feira que o projeto executivo do novo autódromo do Rio deve ser finalizado até o fim de março. A pista será construída num terreno doado pelo Exército no bairro de Deodoro, na zona oeste.

De acordo com Leyser, o projeto está 70% pronto. A proposta básica já foi encaminhada ao governo do Estado para que possa fazer as alterações que ache necessárias. Depois, o projeto volta para ser finalizado pelo Ministério. A previsão agora é de que a licitação fique pronta até junho. As obras ainda não têm prazo para começar.

O autódromo do Rio transformou-se em uma novela depois que a CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) conseguiu barrar o edital do Parque Olímpico no antigo autódromo de Jacarepaguá, exigindo que um novo fosse construído antes que a velha casa do automobilismo carioca fosse fechada. A previsão inicial, porém, é que as obras em Deodoro seriam concluídas no ano passado, o que ficou longe de acontecer.

Nesta segunda-feira, Leyser foi um dos participantes do quarto encontro da Comissão de Coordenação do COI para os Jogos Olímpicos Rio/2016, num hotel da cidade. As reuniões contaram ainda com a presidente da comissão, a marroquina Nawal El Moutawakel, o presidente do Comitê Organizador, Carlos Arthur Nuzman, o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o diretor executivo de Jogos Olímpicos do COI, o suíço Gilbert Felli.

As reuniões seguem até quarta-feira. Para esta terça, estava prevista uma visita ao Maracanã, que pode não acontecer por conta da greve que paralisou as obras nesta segunda-feira. Os membros do COI estão no Rio desde o fim de semana passado e acompanharam o Desfile das Campeãs do Carnaval 2013, no Sambódromo. O local vai receber a chegada da maratona e as provas de tiro com arco na Olimpíada.

Comentários

  • Caro Rodrigo, se vai sair ou não nos não sabemos mas eu moro ali perto em Guadalupe e há alguns dias venho escutando algumas explosões no terreno , parei e perguntei no quartel se ainda estava ocorrendo treinamento no mesmo e fui informado que estava sendo realizada limpeza do terreno.

  • Rodrigo… Tenho la uma esperança de que esse autódromo de Deodoro saia do papel. O projeto, em forma de 8 (como Suzuka-JAP) é muito interessante.

  • Mais uma vez estão jogando pra galera.
    As obras estão com os cronogramas vencidos, casos de violência novamente estão pipocando by cidade maravilhos para o Brasil e o Mundo, e eles tem que produzir algo para desviar a atenção e demonstrar pra quem está de fora, que são comprometidos e bla bla blá.
    Ridículo isso tudo. Esse autódromo não sairá do papel antes dos eventos marcados para 2014 e 2016. Depois disso, se quiserem ter alguma esperança, rezem “pro Tio Eike”. Comecem a pensar como os Americanos. Inciativa privada construindo e mantendo os autódromos.
    Tomara que os pilotos cariocas, se desfiliem da Faerj e filiem-se pela FASP, demonstrando claramente que preferem se filiar a Federação de um Estado que trata esse esporte com respeito, e quem o pratica. Sabem o que falta pra isso acontecer? CULHÃO! Sim, culhão dos pilotos pra chutar esse balde e correr em São Paulo, e assumir que definitivamente o automobilismo morreu aqui no Rio de Janeiro. Sou carioca, vivi muitos anos dentro do autódromo, e, já vi de tudo, cancei desse papinho. Uma minoria de 2, 3 pilotos são consultados pela Faerj e decisões são publicadas e divulgadas – como o estadual carioca de turismo em Minas – em nome da maioria. Isso é ridículo…. Repito, CULHÂO, pra chutar o balde, é isso que falta.
    Entendo e respeito a abertura desse post aqui, afinal de contas, eu bebo desse fonte e esse assunto me interessa, mas, pra mim, já deu. São 37 anos, e eu nunca vi uma promessa, um cronograma ser cumprido, sem que haja um desculpa engatilhada, pronta pra ser usada na 1ª oportunidade, digo, do primeiro atraso.
    Manipular a opinião pública, jogar pra galera, politicagem, especulação imobiliária…. nada, absolutamente nada é novidade pra mim.
    Como eu queria estar enganado, como eu queria acreditar em alguma promessa pública… não, na minha cara, eles não cospem mais.

    • O que o Maurício Filho disse é a mais pura verdade.
      Sendo repetitivo, “Só acredito em um novo Autódromo no Rio, o dia em que o #63 estiver no grid e, a placa de 5 seg estiver levantada anunciando a volta de apresentação”

      Vão enganar os seus parentes, políticos de merda.

      Abço