Erebus leva a melhor na Austrália

Bathurst 12hr _ 2013AH_Race report0981

RIO DE JANEIRO – A Erebus Motorsport pintou e bordou nas 12 Horas de Bathurst, disputadas neste domingo em Mount Panorama, na Austrália. A equipe que vai disputar a V8 Supercars em 2013 fez a pole position com um de seus carros e com o outro venceu: deu o #36 do multicampeão do DTM Bernd Schneider, guiando junto a Thomas Jäger e Alexander Roloff.

Cinquenta e três carros deram a largada às 7h da manhã (hora local), horário absolutamente incomum para uma corrida de automóveis, porém muito interessante por aproveitar toda a disputa com luz natural. E logo no começo, a disputa foi pontuada por muitas entradas do Safety Car até que tudo se ‘normalizasse’.

Porém, houve alguns acidentes sérios. Os dois Aston Martin inscritos colidiram e o #77 inscrito para Tony Quinn levou a pior e o piloto também. Com costelas fraturadas, ele precisou ser hospitalizado. Matt Kingsley entrou em seu lugar até que o carro deixasse a disputa.

A BMW da equipe de Franz Engstler também foi destruída numa batida pouco depois da segunda hora de disputa e o Audi R8 LMS da Dragonspeed foi colhido por um Porsche Cup. Felizmente em ambos os incidentes os pilotos não sofreram ferimentos mais sérios.

Uma nova entrada do Safety Car foi definitiva para os rumos da corrida: um dos Seat León Eurocup inscritos acidentou-se e a Mercedes #63 da Erebus que partiu da pole e a Ferrari #33 da Clearwater Racing acabaram punidas com drive through por irregularidades – aliás, este último carro levaria ainda mais três punições por infrações durante a disputa.

A partir daí, o caminho ficou aberto para a vitória da Gaivotinha da Erebus 100% guiada por alemães. Schneider, Jäger e Roloff conduziram o carro com perfeição, mesmo com as dificuldades enfrentadas no fim, quando a chuva encharcou o asfalto e receberam a quadriculada com uma volta de vantagem para Mok Weng Sun/Craig Baird/Matt Griffin, que guiaram furiosamente para descontar o tempo perdido nas penalizações.

A 3ª colocação foi do Porsche da equipe VIP Petfoods guiado por Quinn/Van Gisbergen/Kingsley, chegando à frente da campeã do ano passado, a Phoenix Racing, que teve a bordo do carro #1 os suecos Johan  Kristofferson e Andreas Simonsen, e o suíço Harold Primat.

O Porsche Cup de Johnson/Russell/Reid, alinhado pela Hunter Sports Group, conseguiu um belíssimo 9º lugar na geral e a vitória na divisão B. Na categoria C, a vitória foi do Lotus Exige de Thomson/Talbot/Sartori, décimo-nono colocado na quadriculada. Entre os carros do grupo D, levou a melhor a BMW 335i de O’Donnell/Heimgartner/Gilbertson.

Não acabou: o Holden de Breukers/Haber/Ward levou a vitória na classe E, enquanto na Invitational 1 deu o Peugeot RCZ de Jouanny/Wall/Jones. O melhor na Invitational 2 foi o Seat de M. Niall/Harvey/B. Niall e na Invitational 3 deu o Holden de Rose/Wallis/Tebb. No total, 34 carros receberam a quadriculada.

O resultado final está aqui.

Comentários

  • Até tentei assistir a corrida pelo site…mas o sinal saia do ar toda hora…não sei se era o site mesmo ou minha internet, que costuma deixar na mão também…