FW35: o último do ano

RIO DE JANEIRO – Sem o horrendo degrau na seção dianteira, mas com nova suspensão e aerodinâmica na traseira, a Williams apresentou nesta terça-feira em Barcelona o seu novo carro para a temporada 2013 de Fórmula 1. O projeto FW35, segundo modelo desenvolvido por Mike Coughlan para a tradicional e outrora poderosa equipe britânica, aposta no chamado “efeito Coanda” para poder fazer a equipe vencer novamente.

Williams-FW35-2013-3-640x448

De acordo com o que se vê, 80% do FW35 nada tem a ver com o antecessor. A parte traseira foi toda refeita: uma nova caixa de câmbio, de dimensões ainda menores, foi concebida; um novo desenho de supensão foi implementado; além de um novo assoalho e um sistema de escapamento bastante similar ao adotado pela Caterham.

O conservadorismo adotado na concepção do modelo anterior foi deixado totalmente de lado, por conta de uma estabilidade nas regras e que tornou possível a Coughlan e demais integrantes do departamento técnico explorar todas as liberalidades possíveis – dentro do regulamento vigente, é claro – para oferecer a Pastor Maldonado e ao novato Valtteri Bottas um carro capaz de repetir as boas performances do ano passado.

Comentários