Ingo, 60

RIO DE JANEIRO – Nesta quinta-feira, quando estamos próximos do início de mais uma temporada da Stock Car, a 35ª de sua história, por feliz coincidência um dos maiores nomes desta categoria completa 60 anos: Ingo Hoffmann, o Alemão, recordista de títulos e vitórias. O maior piloto de carros de turismo do automobilismo brasileiro.

Falar do Ingo é chover no molhado. Tem horas que é complicado separar a condição de apaixonado do automobilismo – que sou desde pequeno – do jornalista, porque a minha admiração pelo Alemão vem de longe e eu tive o prazer imenso de comentar corridas que ele venceu. A história dele de piloto de competição só conheci quando ele guiava na Stock e já tinha sido campeão da categoria em 1980. Vi praticamente todos os Opalões que ele guiou na carreira, começando pelo vermelho e amarelo da Cera Grand Prix, passando pelo carro pintado nas cores da Shell Luma e depois por um outro, amarelo, com patrocínio Irmãos Giustino. Lembram?

O Ingo, fera como poucos, não só andou bem de Stock. No passado, antes de ir para a Fórmula 3 inglesa, ganhou a Divisão 3 com um “Fuca” incrementado e depois com uma Brasília. Sabem o que é ser campeão a bordo de uma Brasília? Só ele pode dizer. E ainda guiou muito no Brasileiro de Marcas, na Copa Fiat Uno, no Brasileiro de Gran Turismo e nas Mil Milhas, corrida que venceu e deu seu recado.

Fora das pistas, ele marcou mais uma pole position com o Instituto Ingo Hoffmann. Poucos apostariam que por trás daquela fisionomia por vezes fechada, desconfiada, germânica, existe um coração de manteiga. Fundado em 2005, o Instituto proporciona uma oportunidade para a cura do câncer infantil através de uma parceria com o Centro Infantil Boldrini, no projeto da Casa de Apoio à Criança e à Família. O Instituto fica em Vinhedo, cidade do estado de São Paulo próxima a Campinas.

Bem… palavras não cabem mais. Agora, curtam algumas imagens que marcaram a carreira, a vida e a história do grande Ingo Hoffmann.

Parabéns, Alemão!

9C6CA4688F934A499255600E66169B43

brasadoingo

B73223FE9D344305B2D94D274EBC3033

9855B9EFFEB44996883E2BB3183BB1B3

50FE2A9A08164E919B427541957D8E1F

7B6B7C46B4E14A33B5249F6C20B0D452

527763_2207072234351_699380683_n-e1338326445720

formula2B

CBF42EDC9101417FB55FC7D831B3D0B4

stock03

8) Stock  Car Hidroplás - Ingo Hoffmann

2968DD6EF68F4E4AA18D0C5FD4DFB4CD

1994

ingo_hoffmann

2007_IngoHoffmann_3

120228_ingo_ARQUIVO

3607956918_1962a1901c

img_984_984-ingo-hoffmann-em-interlagos-640x448

ingo_meg_cotrim

Comentários

  • Como voce mesmo disse…falar do Ingo é chover no molhado…para mim é também muito especial…a Stock Car foi a primeira categoria que vi ao vivo no autódromo…e esta corrida foi vencida por ele…Vida longa ao Alemão!!!!!!!!!

  • Na divisão 3, Classe A até 1600cc ele sempre disputava com o Alfredo Guaraná Menezes com o Fusca 29 da Autozoom eo outros tantos pilotos. Seu fusca 17 era branco com os para-lamas roxos, igual ao do Jozil Garcia, preparador da Jocar que usava o número invertido, 71. Foi dele a primeira Brasilia Divisão 3, com uma particularidade, tinha caixa de câmbio Hewland 5 marchas creio que de F3.
    Como essa caixa era para motores entre-eixos, e a Brasilia tem motor traseiro o H de engate da alavanca ficava invertido ou seja onde era a 1a marcha ficava a quarta e assim por diante. Se fôsse correr de outra categoria no mesmo dia não podia esquecer disso…

  • Foi o melhor piloto que vi pilotando.E vi todas as corridas realizadas no autódromo do Rio,aqui do lado; Tomara que eu não tenha que mudar para Deodoro…

  • Pena que não vi correr ao vivo. Belo post com ótima seção de fotos, mas como fieteiro que sou, faltou os Uno da Fórmula Uno rs.