O “resta um” da F-1: Caterham anuncia estreante

3863520130201161824RIO DE JANEIRO – Falta apenas o nome do piloto que comporá a dupla com Paul Di Resta, na Force India. E assim temos o “resta um” da Fórmula 1 em 2013. É que o holandês Giedo Van der Garde foi confirmado como o companheiro de Charles Pic na equipe Caterham. Primeiro piloto do país na categoria máxima desde o temperamental Christijan Albers, último a passar por lá, Van der Garde vem amparado por fortes patrocinadores para sua estreia na turma de cima – e que foram capazes de tirar do páreo os titulares do ano passado Vitaly Petrov e Heikki Kövalainen, além dos brasileiros Luiz Razia (acertado com a Marussia) e Bruno Senna.

Ele é também mais um piloto de uma das safras mais fracas da GP2 a chegar na Fórmula 1 para ser titular. Com a chegada dele e de Luiz Razia, a categoria de acesso agora soma 23 nomes revelados desde 2005 – sem considerar Timo Glock, Giorgio Pantano e Antonio Pizzonia, que andaram de F-1 antes de participarem do certame. Hoje, a GP2 consegue ser responsável por mais de 50% do grid da Fórmula 1. Dos 21 pilotos confirmados, onze vieram de lá.

Giedo, cujo nome se pronuncia “Hiedo” no seu idioma original, tem 27 anos. Ele já tinha experiência prévia em testes com as equipes Super Aguri (2007), Spyker/Force India (2008), Renault (2009) e a Caterham que o chama agora para ser titular. Campeão da World Series by Renault em 2008, o holandês fez quatro temporadas na GP2 Series, num total de 82 corridas, com cinco vitórias, três pole positions e três voltas mais rápidas em prova. Sua melhor classificação final foi um 5º lugar na temporada 2011, quando defendia a Barwa Addax. No último ano, pela Caterham, acabou em sexto, com 160 pontos.

Comentários