Parem as máquinas! Danica é pole na Daytona 500

1677257476001_2165453270001_nascar-media-day-patick922x520

RIO DE JANEIRO – Um metro e 57 centímetros de pura velocidade. Danica Patrick, a baixinha mais invocada do automobilismo, deixou quarenta e quatro marmanjos – inclusive o namoradinho Ricky Stenhouse, Jr. – para trás neste domingo ao marcar a pole position para a edição 2013 das 500 Milhas de Daytona, corrida que abre no domingo que vem a Sprint Cup Series da Nascar. É a primeira vez que uma mulher conquista uma posição de honra na categoria principal da Stock Car estadunidense (ela já fora pole ano passado na prova da Nationwide Series) e, evidentemente, na Daytona 500.

A piloto de 30 anos foi a oitava a entrar na pista para o treino classificatório e com uma volta invejável em 196.434 mph (trocando em miúdos, 316,068 km/h), não foi mais alcançada por ninguém. O único que ainda chegou próximo do carro #10 da Stewart-Haas Racing foi Jeff Gordon, tetracampeão da categoria. Ele girou em 196.292 mph e garantiu-se ao lado de Danica na primeira fila. Só os dois têm lugar assegurado na corrida: os demais disputam os Duels no meio da semana e brigam pelas 41 vagas restantes.

A pole de Danica Patrick, na minha opinião, além do ineditismo histórico, é uma das maiores zebras da história da prova, ao mesmo nível dos feitos alcançados por gente como Loy Allen, Jr., Jeff Green, Mike Skinner e outros menos votados. Mas não há como tirar os méritos da baixinha. Com um fortíssimo motor preparado pela Hendrick, não haveria como ela decepcionar. E nem seus companheiros de equipe: Ryan Newman foi o quarto mais rápido do treino e Tony Stewart o quinto.

Entre os Ford, o surpreendente Trevor Bayne, não menos surpreendente vencedor da Daytona 500 há dois anos, foi o melhor. Ficou com a 3ª marca a bordo do #21 da Wood Brothers, superando de longe o segundo carro mais rápido do oval azul de Detroit: o #22 de Joey Logano, nono colocado.

A Joe Gibbs Racing fez as honras com os mais rápidos entre os Toyota Camry, cabendo a Denny Hamilin o 7º tempo, o oitavo a Kyle Busch e a décima posição a Matt Kenseth. São três nomes, aliás, a se levar a sério nesta temporada – especialmente o Mr. Consistency do carro #20, que com sua irregularidade irritante foi o campeão da temporada 2003 quando ainda defendia a Roush.

O atual campeão da Sprint Cup, Brad Keselowski, que já não costuma mesmo ser tão veloz em qualificações, ficou com o 23º tempo do treino oficial. Jimmie Johnson, que vencera cinco edições consecutivas da série, também não foi muito feliz: ficou em 21º. Os mais lentos – e, portanto, fortes candidatos a ficar fora nos Duels, foram JJ Yeley, David Reutimann, Travis Kvapil, Joe Nemechek, Mike Bliss e o irmão do campeão, Brian Keselowski.

Os tempos estão aqui.

Comentários

  • Desculpe mas acho os benefícios grandes demais para a NASCAR, não duvido que tenha uma vista grossa na vistoria ou no mínimo uma preparação específica para a pole e na corrida veremos seu motor explodir ou ela vai desaparecer durante a corrida.

  • Parabens para ela, apesar de não ir com a cara moça desde os tempos de indy…sempre a achei um poço de antipatia…quanto a corrida, pelo que vi sábado no Fox Sports naquela “meia-corrida” extra-campeonato, Harvick e Matt Kenseth são fortíssimos candidatos a vitória.