Varandão da saudade

560409_566418836703875_1715219791_n

RIO DE JANEIRO – Foto da tomada da curva da Ferradura na última vez que o GP do Brasil de Fórmula 1 foi disputado no circuito antigo e saudoso de Interlagos, em 1980. A Ferrari é de Gilles Villeneuve. Atrás dele, creio ser Didier Pironi na Ligier. Depois, Jean-Pierre Jabouille na Renault, Jacques Laffite no segundo carro da Ligier e, mais atrás, René Arnoux, que venceria a corrida e Elio de Angelis, que chegou em segundo.

Bons tempos hein? Quem tem saudade de Interlagos antigo aí, levanta a mão!

Comentários

  • Morei em Sampa e adorava ir para a pista nos finais de semana. Com o tempo, conheci alguns pilotos e mecânicos e cheguei a ganhar alguns convites para assistir Divisão 3 e Fiat de dentro dos boxes. Mas conhecia também os “buracos de rato” do autódromo. Ia assistir os treinos de sábado e verificava de antemão os melhores locais para atravessar os alambrados, assim no dia da corrida era só alegria: Pagava arquibancada e assistia tudo lá de dentro. Sou brasileiro…

  • Levanto as mãos, os pés, me levanto, e mostro o coração, ferido pela destruição dessa pista maravilhosa. Sendo brasileiro, há que se acostumar: descaracterizaram Interlagos, destruíram o do Rio, Brasilia tá um caco e tem outros que correm riscos.
    Triste país, de memoria curta e de gente que não se subleva, diante do despotismo dos poderosos e políticos pilantras.

    Antonio

      • Quem me conhece sabe o quanto sou revoltado pela destruição da pista do ENGENHEIRO SANSON(que merece ser escrito em maiúsculo),para que se fazer esta pistinha madiucre que ai esta,como se automobilismo se restrigise só as categorias de carros com rodas a descoberto,em especial estes da artificial F1 com suas trambiqueiras asas e engodantes pneus Sfarelli.Para o Endurance uma pista curta como este kartodromo que virou a pista de S.Paulo é um horror pois as categorias como LMp1 e 2 a toda hora encontram carros bem menos velozes e o risco de um acidente torna-se muito alto.Em Le Mans com seus 13640m,carro da LMP1 já teve sua corrida prejudicada por conta de acidente com carros menos velozes,que dirá num(a) (ia escrever autodromo,mas não merece) pistinha igual a 1/3 a de Le Mans.Quem quiser ver batidas e porradas que vá assistir o UFC,formula Ind ota ou nascar.Na minha opinião de amante de ENDURANCE,corridas longas pedem pistas maiores que 6 KM , quando houverem varias categorias envolvidas.Prá mim F1 esta na UTI ,se continuar com asas trambiqueiras e pneus Sfarelli,morreu para mim,pois na minha opinião(amante de automobilismo;e não, assistidor de Show de velocidade)seria mais para mostrar a capacidade de desenvolvimento do carro através de geniais engenheiros,não engessados por regulamentos que mudam a toda temporada e pilotos capazes de tirar o maximo da maquina,alguns até compenssando alguma deficiência técnica com seu talento.Más este “Show” em que até um piloto, não dos melhores consegue uma ultrapassagem,sobre um melhor a custa de um trambique em que um tem tudo e o outro nada,para mim não dá!
        Outra observação minha,só um palpite baseado em fatos conhecidos.Desde a destruição do verdadeiro INTERLAGOS,na gestão da prefeita Heradaruina,não surgiu no Brasil nenhum piloto com estirpe de campeão,o melhor foram os dois borra botas ,o anterior e o atual segundo piloto da Squifiosa di Maranello.(pilotos ideais para o endurance,pois sabem jogar para o time,erraram ao apostar numa categoria em que sucesso é individualizado,ou seja, o campeão e os outros.pelo menos se tio
        nham a inteção de serem campeões,mas se for só para figurar no grid da F1 como o primeiro sobrinho……..)A Italia vive o mesmo drama desde o abandono de Monza 10km,a França desde abdicação do circuito de Charede e Ruen Les Essartes,seria uma maldição dos deuses da velocidade?????Bem fez a Alemanha que modificou Nurburgring,más não destruiu o Nordhschileife(não sei se a grafia esta correta).
        Eu preferia ter esta maravilhosa pista de 7960m,ideal para endurance do que esta mediucre pistinha para a F1.A pista reflete o atual estagio do automobilismo nacional,tão pequena e comum como o nivel de todo o esporte a motor em nosso território.

  • Ferradura. Essa era a minha curva favorita. Os pilotos vinham babando na retinha, faziam a tomada à direita e só tiravam o pé mesmo para fazer a curvona à esquerda.
    Interlagos sofreu a reforma porque (alegavam) era muito comprida. Já ouvi falar que a atual está muito curta (!). Pois bem, a pista antiga está lá até hoje! É só religar as pontas! Tenho a certeza que a preferência dos pilotos iria ser dividida com SPA.
    Outra experiência impagável (pretérito de “não tem preço”) era o ronco somado dos carros, descendo o retão após a largada, todos com o pé em baixo, visto (ou ouvido) da arquibancada principal.
    E para qualquer piloto que errasse a pontaria ao passar entre os lagos tinha sempre um barquinho estrategicamente de prontidão . Aliás, nunca soube se algum carro mergulhou no lago.
    Já assisti até corrida de Romi-Isetta nessa pista.
    Saudades . . .

    Oswaldo Roschel.

  • RIP Interlagos (antigo), o traçado antigo era simplesmente sensacional!!!!! saudades das corridas de moto, divisão 3, stock cars (opalões), turismo 5000…

  • Com certeza levanto a mão…estava neste GP, no cimentão onde hoje é o setor A…bem em frente da curvinha do “chega pra lá” ou Relevê”…saudades…No final, entrei por um rombo nas grades que conhecia ( um rato do templo que era) e entrei nos box…coisa impensável hoje em dia!

  • Vendo a foto me faz lembra a memorável capotada do Reinaldo Campello com Stock Car que foi na retinha antes da Ferradura e da fila de Stock Cars que no auge no início dos anos 80 ia da Ferradura até a curva 3.

  • o Alessanro Neri disse tudo.A mais bela geração de carros da f1.O triste é que tudo sempre pode piorar: existem boato de um apista em Santa Catarina desenhada por HT(me recuso a escrever ou pronunciar o nome do figura porque dá azar).

  • Cê agora pegou pesado em, Mattar. Sem palavras quando vi esta imagem.
    A segurança nunca poderia destruir o que há de mais belo no circuito.
    Que pecado!

  • Eu tenho o GP Brasil de 1977 gravado, em alemão, no saudoso traçado de interlagos…. era fantástico;…. cheguei a ver treinos de F-3, quando corriam Leonel Friederich, Nestór Furlan & Cia Iltda… muito legal

  • Que maravilha de foto! Por outro lado, discordo da nostalgia excessiva aqui nos comentários, malhando o Interlagos atual para enaltecer o antigo. O antigo era genial, mas o atual também é excelente, um circuito apreciado e elogiado por pilotos e jornalistas de todos os cantos do mundo