WEC com bom número de inscritos em 2013

AUTO - WEC 6 HOURS OF SILVERSTONE 2012

RIO DE JANEIRO – A segunda temporada do FIA World Endurance Championship começa, em princípio, melhor que a inaugural, a julgar pela lista de inscritos anunciada hoje à tarde em Paris. O certame, cuja primeira prova será em abril no circuito britânico de Silverstone, tem 32 inscrições efetivas confirmadas para 2013.

Já se sabia que a divisão LMP1 teria problemas para reunir um número suficiente de participantes, mas o ACO e a FIA tiveram uma ótima notícia de última hora: a Toyota resolveu voltar atrás e inscreveu dois protótipos TS030 Hybrid, full season, para combater os R18 e-tron quattro da rival Audi. A Rebellion Racing vem com um carro só e a Strakka, também.

Na LMP2, incremento no número de carros em relação ao último ano. São doze bólidos e poucas surpresas. Três equipes vão com dois carros: OAK Racing, Gulf Racing Middle East e Lotus – que traz a única novidade técnica da classe, com seu protótipo T128, ainda não testado. A Starworks Motorsports, campeã de 2012, volta para defender seu título.

A classe LMGTE-PRO começa com o número de competidores que se esperava dela. São seis carros: dois Porsches da equipe oficial, duas Ferrari F458 Italia da AF Corse e mais dois Aston Martin Vantage – o que representa um desejo do construtor britânico de marcar território nas classes de Grã-Turismo.

Para nenhuma surpresa, a Aston Martin também terá dois carros na classe LMGTE-AM, que recebe para este ano o reforço da IMSA Performance Matmut e da 8Star Motorsports, equipe formada pelo venezuelano Enzo Potolicchio. A Larbre Competition, campeã da divisão, reduz sua participação para apenas um carro neste ano de 2013.

FIAWEC2013_full_season_entry_list_one_driver_300113.xls

Comentários

  • Obrigado Rodrigo,por permanecer informando sobre o WEC.Talvez um dia boa parte dos “assistidores de corridas” descubram que alem de F1 ,Stokbolha,e Truck existem outras modalidades de automobilismo com tanta ou mais tecnologias embarcadas e que esteja mais próxima dos carros de rua que teremos daqui a algum tempo. O primeiro uso de freio a disco em competições foi em Le Mans, Jaguar D type 1955,caixa de marchas de dupla embreagem ,Porsche 956,hibridos tambem. A morimbunda F1(pelo menos para mim),pois os Tilkodromos ninguem merece,só com muita artificialidade e pneus Sfarelli para haver ultrapassagens e alguma”emoção”.E de mais a mais o bom é ver marcas disputando quem tem a melhor tecnologia para desenvolver um carro campeão ou de boa performace.Marcas não equipes,não estou nem ai para pilotos pois o que gosto mesmo é de carros,Para ver homem ganhar corrida,assisto, atletismo.pois no automobilismo só o homem que esta dentro do carro não vence más muitas vezes põe a perder um trabalho de toda uma equipe,vide Bruno Lalli que quase destruiu o campeonato de Vettel e
    RedBull com mais uma largada atabalhoada.
    Rodrigo , saiu da onde estava mas não perdeu seus leitores o que prova quão bom jornalista especializado voce é,então quem saiu perdendo foi a fabricante de noticiário de meias verdades,que sempre torce a informação(ou des…??)conforme seus interesses comerciais.

  • Melhor que o esperado! Dando gosto de ver os LMP2! O número baixo de caeeos na LMP1 era esperado, mas confesso que me surpreendi pela quantidade de participantes na LMGTE- Pro, mas se as corridas forem boas, nem dá para reparar nisso!

  • Confesso que gostaria de ver os dois Rebellion correndo no mundial…nas 6h de SP eram os meus preferidos. De longe os protótipos mais bonitos do grid…mas é bom ver que o FIA WEC manteve um número bom para a temporada.

  • Vai ser muito bom.
    Pena a classe LMP1 ter tão poucos carros. E concordo com o colega.
    Apenas um carro da REbellion deixa o grip menos bonito. Fico feliz pelo de Grassi correr em Le Mans, mas sou da opnião que um brasileiro não vai ser o diferencial que fará assistir o máximo dessas etapas.
    A LMP2 está muitooo interessante. Adoro esses protótipos.
    Mas eu acho os protótipos fechados mais bonitos que os abertos (sem a barbatana, apesar de já estar acostumando com a imagem..)
    E as classes GT são sempre um espetáculo.
    Com certeza é o melhor campeonato do mundo. Precisão só ter publico nas arquibancadas.