WEC com bom número de inscritos em 2013
RIO DE JANEIRO – A segunda temporada do FIA World Endurance Championship começa, em princípio, melhor que a inaugural, a julgar pela lista de inscritos anunciada hoje à tarde em Paris. O certame, cuja primeira prova será em abril no circuito britânico de Silverstone, tem 32 inscrições efetivas confirmadas para 2013.
Já se sabia que a divisão LMP1 teria problemas para reunir um número suficiente de participantes, mas o ACO e a FIA tiveram uma ótima notícia de última hora: a Toyota resolveu voltar atrás e inscreveu dois protótipos TS030 Hybrid, full season, para combater os R18 e-tron quattro da rival Audi. A Rebellion Racing vem com um carro só e a Strakka, também.
Na LMP2, incremento no número de carros em relação ao último ano. São doze bólidos e poucas surpresas. Três equipes vão com dois carros: OAK Racing, Gulf Racing Middle East e Lotus – que traz a única novidade técnica da classe, com seu protótipo T128, ainda não testado. A Starworks Motorsports, campeã de 2012, volta para defender seu título.
A classe LMGTE-PRO começa com o número de competidores que se esperava dela. São seis carros: dois Porsches da equipe oficial, duas Ferrari F458 Italia da AF Corse e mais dois Aston Martin Vantage – o que representa um desejo do construtor britânico de marcar território nas classes de Grã-Turismo.
Para nenhuma surpresa, a Aston Martin também terá dois carros na classe LMGTE-AM, que recebe para este ano o reforço da IMSA Performance Matmut e da 8Star Motorsports, equipe formada pelo venezuelano Enzo Potolicchio. A Larbre Competition, campeã da divisão, reduz sua participação para apenas um carro neste ano de 2013.
Obrigado Rodrigo,por permanecer informando sobre o WEC.Talvez um dia boa parte dos “assistidores de corridas” descubram que alem de F1 ,Stokbolha,e Truck existem outras modalidades de automobilismo com tanta ou mais tecnologias embarcadas e que esteja mais próxima dos carros de rua que teremos daqui a algum tempo. O primeiro uso de freio a disco em competições foi em Le Mans, Jaguar D type 1955,caixa de marchas de dupla embreagem ,Porsche 956,hibridos tambem. A morimbunda F1(pelo menos para mim),pois os Tilkodromos ninguem merece,só com muita artificialidade e pneus Sfarelli para haver ultrapassagens e alguma”emoção”.E de mais a mais o bom é ver marcas disputando quem tem a melhor tecnologia para desenvolver um carro campeão ou de boa performace.Marcas não equipes,não estou nem ai para pilotos pois o que gosto mesmo é de carros,Para ver homem ganhar corrida,assisto, atletismo.pois no automobilismo só o homem que esta dentro do carro não vence más muitas vezes põe a perder um trabalho de toda uma equipe,vide Bruno Lalli que quase destruiu o campeonato de Vettel e
RedBull com mais uma largada atabalhoada.
Rodrigo , saiu da onde estava mas não perdeu seus leitores o que prova quão bom jornalista especializado voce é,então quem saiu perdendo foi a fabricante de noticiário de meias verdades,que sempre torce a informação(ou des…??)conforme seus interesses comerciais.
Melhor que o esperado! Dando gosto de ver os LMP2! O número baixo de caeeos na LMP1 era esperado, mas confesso que me surpreendi pela quantidade de participantes na LMGTE- Pro, mas se as corridas forem boas, nem dá para reparar nisso!
Confesso que gostaria de ver os dois Rebellion correndo no mundial…nas 6h de SP eram os meus preferidos. De longe os protótipos mais bonitos do grid…mas é bom ver que o FIA WEC manteve um número bom para a temporada.
Vai ser muito bom.
Pena a classe LMP1 ter tão poucos carros. E concordo com o colega.
Apenas um carro da REbellion deixa o grip menos bonito. Fico feliz pelo de Grassi correr em Le Mans, mas sou da opnião que um brasileiro não vai ser o diferencial que fará assistir o máximo dessas etapas.
A LMP2 está muitooo interessante. Adoro esses protótipos.
Mas eu acho os protótipos fechados mais bonitos que os abertos (sem a barbatana, apesar de já estar acostumando com a imagem..)
E as classes GT são sempre um espetáculo.
Com certeza é o melhor campeonato do mundo. Precisão só ter publico nas arquibancadas.
Lamento não ver o ome do Jaime Melo em uma das equipes inscritas…
Abraço, Carlos Alvim