1-2 de McLarens em Nogaro

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RIO DE JANEIRO – Começaram hoje com a primeira sessão de treinos livres as atividades de pista do FIA GT Series em sua rodada inaugural no Circuit Paul Armagnac, em Nogaro, cidade localizada a quase 600 km da capital Paris, na região de Bigorre, não muito distante dos Pireneus.

E numa sexta-feira onde a chuva deu as caras no traçado de 3,636 km de extensão e atrapalhou a adaptação de alguns pilotos, a equipe Sébastien Loeb Racing apresentou armas. Fez os dois melhores tempos do dia, com seus McLaren MP4-12C GT3.

O #10 de Mike Parisy/Andreas Züber liderou a folha de tempos em 1’27″573, quase dois décimos mais veloz que o #9, onde Álvaro Parente foi o responsável pelo tempo do carro que terá ainda o multicampeão mundial de Rali Sébastien Loeb a bordo.

A equipe Belgian Audi Club Team WRT, dirigida por Vincent Vosse, teve o carro #13 guiado por Edward Sändström e Frank Stippler na 3ª posição, com outro Audi R8 LMS Ultra, este da equipe portuguesa Novadriver, em quarto. Este carro, de César Campaniço/Carlos Vieira, foi o melhor entre os concorrentes da classe Pro-Am.

Em quinto e sexto ficaram os dois melhores Mercedes-Benz SLS AMG GT3, ambos da HTP Gravity Charouz: Maximilian Bukh/Alon Day em quinto e Sergey Afanasiev/Allan Simonsen em sexto.

Num treino onde dos 24 carros presentes (a Vita4One Racing e a Saintéloc, anteriormente anunciadas, não foram a Nogaro), oito ficaram dentro do mesmo segundo, a melhor entre as duplas brasileiras foi Cacá Bueno/Allam Khodair, que ficaram em décimo a 1″171 do melhor tempo do dia. Nada mal, considerando a pouca experiência dos dois com a pista e a de Khodair com o carro. O “Japonês Voador” foi escalado para dar mais voltas que o companheiro de equipe, mas justamente no seu turno, choveu.

“Foi minha primeira experiência e, sem dúvida, se não chovesse teria sido melhor. Mas pelo menos quebramos aquele impacto inicial, já deu pra conhecer um pouco do carro e me sentir um pouco familiarizado”, contou o paulista. “A pista é curta, travada, não tem grandes pontos de ultrapassagem, grandes curvas, mas é assim pra todo mundo e temos que nos adaptar à pista e tirar proveito do melhor que o carro oferece”, destacou.

No outro carro da equipe BMW Sports Trophy Team Brasil, Ricardo Zonta/Sérgio Jimenez também padeceram da falta de adaptação ao carro e ao circuito. Acabaram com o 17º tempo – 1’29″798, quase dois décimos melhor que o Ford GT da dupla gaúcha formada por Cacau Ricci/Matheus Stumpf, que defendem a Rodrive.

O dia também não foi dos mais felizes para Felipe Tozzo/Raijan Mascarello. A dupla é entrosada – se conhece desde o ano passado – mas carro e pista ainda são estranhos a eles. A dupla ficou a 6″509 da marca de Züber/Parisy.

Uma das atrações do fim de semana é a presença do ex-goleiro da seleção francesa Fabién Barthez. Hoje com 41 anos, ele vai disputar a rodada dupla de Nogaro com uma Ferrari F458 Italia na classe Gentlemen Trophy – a mesma de Tozzo/Mascarello. Seu parceiro é Gérard Tonelli, também francês e o vovô entre os 48 pilotos presentes. Tonelli é vinte anos mais velho que Barthez. Isso não foi empecilho para a dupla, que hoje figurou em 16º lugar na geral.

Amanhã, os pilotos voltam à pista para mais uma sessão de treinos livres com 80 minutos de duração antes do qualifying, dividido da seguinte forma: Q1 e Q2 com quinze minutos de duração cada, de onde saem os dez melhores tempos do combinado dessas duas sessões para o Q3, a Superpole.

No domingo, os pilotos disputam a corrida classificatória, com 60 minutos de duração e janela de pit stop entre o 25º e o 35º minuto – assim como na corrida principal, de segunda-feira. Só que nessa corrida classificatória, que define o grid para a segunda prova do fim de semana, pontuam apenas os seis primeiros (8-6-4-3-2-1). Na principal, somam pontos os dez melhores do dia, no mesmo sistema da Fórmula 1.

As duas corridas serão transmitidas ao vivo no site do FIA GT Series, via live streaming.

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