12 Horas de Sebring 2013 – Quem é quem, classe LMP2

RIO DE JANEIRO – O “Quem é quem” das 12 Horas de Sebring parte agora para uma subdivisão que esteve seriamente ameaçada de não ser disputada em 2013 nos EUA. As coisas mudaram quando a Extreme Speed Motorsports resolveu dar uma guinada e trocar a LMGT por esta classe: a LMP2, que será um dos certames disputados no novo campeonato ALMS + Grand-Am, volta a respirar e deveremos ter competição de verdade neste ano.

Será praticamente um monopólio de HPDs, mas espera-se concorrência para as próximas etapas. Vamos ver quais são as três equipes presentes na Flórida.

Greaves Motorsports
Sede: Yaxley, Peterborough (Grã-Bretanha)
Proprietários: Jacob e Tim Greaves
Chefe de equipe: Jacob Greaves
Carro: Zytek Z11SN
Motor: Nissan VK45DE V8 4,5 litros
Pneus: Dunlop
Pilotos: Christian Zügel/Eric Lux/Tom Kimber-Smith (#41)

Zytek Greaves-41

A britânica Greaves Motorsports vai para as 12 Horas de Sebring encarando a corrida da Flórida como um excelente treino para o Mundial de Endurance. O time dos irmãos Jacob e Tim Greaves conhece a pista e os caminhos para tentar a vitória na LMP2. Mas não será uma tarefa das mais fáceis: embora o conjunto seja bastante confiável, a possibilidade da primeira posição na corrida esbarra na ineficácia de um dos pilotos, o alemão Christian Zügel, muito lento se comparado com Eric Lux e principalmente a Tom Kimber-Smith, o melhor dos três. Mas vamos ver né? Corrida longa é algo sempre imprevisível.

Extreme Speed Motorsports
Sede: Stuart, Flórida
Proprietário: Scott Sharp
Chefe de equipe: Derek Granison
Carro: HPD ARX-03b
Motor: Honda HR28TT V6 biturbo 2,8 litros
Pneus: Michelin
Pilotos: Scott Sharp/Guy Cosmo/David Brabham (#01); Johannes Van Overbeek/Ed Brown/Anthony Lazzaro (#02)

HPD Extreme Speed Motorsports-01

Scott Sharp foi o autor da grande mudança de uma equipe na ALMS em 2013. Com tudo pronto para disputar não só a série estadunidense como também as 24 Horas de Le Mans em junho, com suas Ferrari F458 Italia, na classe LMGT, jogou tudo pro alto e, com o apoio de Ed Brown e da Tequila Patrón, deu uma guinada de 180º e foi para a LMP2 e os protótipos que já conhece relativamente bem.

A equipe teve pouco tempo de treinos com os novos carros – um deles foi adquirido de Enzo Potolicchio – mas a performance nos treinos pelo visto é irrelevante. A ESM pensa na confiabilidade em corrida para chegar pelo menos entre os três primeiros. E Scott Sharp chamou gente qualificada para ajudá-lo: no #01, ele e seu novo parceiro Guy Cosmo terão a companhia de David Brabham, filho do velho tricampeão mundial de F-1 Jack Brabham e que já foi parceiro de Sharp noutros carnavais. O #02 terá Johannes Van Overbeek, realocado para ser parceiro de Ed Brown e não desequilibrar as duplas titulares do time. Anthony Lazzaro, outro experiente piloto, completa a trinca na Flórida.

Level 5 Motorsports
Sede: Madison, Wisconsin
Proprietário: Scott Tucker
Chefe de equipe: Ken Swan
Carro: HPD ARX-03b
Motor: Honda HR28TT V6 biturbo 2,8 litros
Pneus: Michelin
Pilotos: Scott Tucker/Ryan Hunter-Reay/Simon Pagenaud (#551); Scott Tucker/Marino Franchitti/Ryan Briscoe (#552)

HPD Level5-552

Sem concorrência alguma na LMP2 prevista anteriormente para 2013 com a saída da Conquest, a ida da Dempsey para a LMGTC e a falta de outros carros, Scott Tucker considerava seriamente a possibilidade da Level 5 Motorsports disputar apenas as 24 Horas de Le Mans, cedendo peças e equipamentos de reposição para os demais times clientes da Honda durante o ano. Só que a entrada da Extreme Speed Motorsports trouxe de novo a escuderia do Wisconsin às pistas. Habemus competição, enfim!

E Tucker procurou cercar-se do melhor, embora tenhamos notado a ausência do veterano francês Christophe Bouchut, que poderá ainda voltar nesta temporada, mas noutro carro. Os dois protótipos, que correrão com os números #551 e #552 – não sei qual o motivo desta mudança – serão revezados por Tucker (inscrito nos dois bólidos), Ryan Hunter-Reay, Simon Pagenaud, Ryan Briscoe e Marino Franchitti. Só gente experiente e que sabe conduzir em corridas longas. É… a Level 5 não está para brincadeira.

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