12 Horas de Sebring, hora #1 – Audi domina e dispara
RIO DE JANEIRO – Pontualmente às 11h45 de Brasília, começou a 61ª edição das 12 Horas de Sebring. E, de maneira bem previsível, a Audi disparou na ponta com seus dois R18 e-tron quattro, sumindo do resto do pelotão. O francês Bénoit Tréluyer, com o modelo do ano passado, liderou a primeira hora inteira, fechando o período com 17 segundos de vantagem para Tom Kristensen, a bordo do carro #2.
No best of the rest, a Muscle Milk Pickett Racing conseguiu uma autonomia de combustível melhor que os Lola rivais da Rebellion. Klaus Graf se mantém em 3º na geral com alguma tranquilidade. Em contrapartida, o Delta Wing DW12 com motor Elan Mazda teve problemas após pouquíssimas voltas e rapidamente rumou para a parte de trás do paddock.
A LMP2 teve em sua primeira hora uma batalha bastante animada entre o #552 da Level 5 Motorsports e o #41 da Greaves, com vantagem após esse período para o carro guiado por Ryan Hunter-Reay, que abriu quase 25 segundos para Tom Kimber-Smith. David Brabham, em stint duplo a exemplo dos rivais, vem em 3º no grupo.
O brasileiro Bruno Junqueira chegou a liderar entre os LMPC, mas após seu primeiro pit stop levou um stop & go que o fez cair para quarto na divisão dos Oreca FLM09. Após a primeira hora, a liderança era de Pierre Kaffer, com Kyle Marcelli em segundo e Tristan Nunez em terceiro.
Já na LMGT, os problemas começaram cedo para alguns dos favoritos: o Aston Martin #97 de Darren Turner teve um radiador furado e precisou trocá-lo e o Corvette #3, após sofrer um stop & hold de um minuto por tocar no protótipo da CORE Autosport, enfrentou uma dificuldade com a transmissão. Ambos os carros se atrasaram bastante na disputa.
A liderança após a primeira hora ficou com a Ferrari da Risi Competizione, agora guiada por Olivier Beretta depois que Gimmi Bruni a conduziu antes do primeiro reabastecimento. Tommy Milner, que entrou no lugar de Oliver Gavin, vinha em segundo com o português Pedro Lamy em terceiro.
E na LMGTC, bom começo para o #27 da Dempsey Racing/Del Piero, que liderou com Andy Lally, mas foi superado pelo #22 de Jeroen Bleekemolen, da Alex Job Racing. Ao término da primeira hora, Lally fez sua primeira parada e Patrick Dempsey, tão logo assumiu, foi obrigado a pagar dois stop & go. A terceira posição era do #30 da NGT Motorsports.
Classificação parcial após a 1ª hora:
1º #1 Bénoit Tréluyer/Marcel Fässler/Oliver Jarvis
Audi R18 e-tron quattro LMP1 – 32 voltas
2º #2 Tom Kristensen/Allan McNish/Lucas Di Grassi
Audi R18 e-tron quattro LMP1 – a 17″19
3º #6 Klaus Graf/Lucas Luhr/Romain Dumas
HPD ARX-03c LMP1 – a 1 volta
4º #12 Nick Heidfeld/Neel Jani/Nicolas Prost
Lola B12/60 Toyota LMP1 – a 1 volta
5º #13 Andrea Belicchi/Mathias Beche/Congfu Cheng
Lola B12/60 Toyota LMP1 – a 1 volta
6º #16 Chris Dyson/Guy Smith/Butch Leitzinger
Lola B12/60 Mazda LMP1 – a 1 volta
7º #552 Ryan Hunter-Reay/Simon Pagenaud/Scott Tucker
HPD ARX-03b LMP2 – a 2 voltas
8º #41 Tom Kimber-Smith/Eric Lux/Christian Zügel
Zytek Z11SN Nissan LMP2 – a 2 voltas
9º #01 David Brabham/Scott Sharp/Guy Cosmo
HPD ARX-03b LMP2 – a 2 voltas
10º #02 Anthony Lazzaro/Johannes Van Overbeek/Ed Brown
HPD ARX-03b LMP2 – a 2 voltas
Foto da largada: John Dagys (Speed Channel)
Virei fã do Deltawing depois da Petit Le Mans do ano passado, e vi com reservas a adoção dos motores Mazda, tendo em vista o que a Dyson já penou com eles… meu temor se confirmou de cara.