12 Horas de Sebring, hora #4 e #5 – Di Grassi na ponta e batalha épica na LMGT

06

RIO DE JANEIRO – Completou-se há pouco a quinta hora de disputa na 61ª edição das 12h de Sebring. Exatamente com 3h25min de corrida, o brasileiro Lucas Di Grassi entrou na pista para assumir o #2 que estava com Allan McNish a bordo. Ao voltar em segundo, perseguiu o então líder OIiver Jarvis até conseguir superá-lo e assumir pela primeira vez a liderança numa corrida de longa duração. A diferença de Lucas para Bénoit Tréluyer era de cerca de 13 segundos ao término desse período.

Nas demais posições da LMP1, a única mudança ocorreu no quarto posto: o Lola #13, com Mathias Beche a bordo, levou uma punição por ter bloqueado várias vezes os adversários na pista. Com isso, Romain Dumas inverteu posição com o piloto helvético. A terceira posição segue com Nicolas Prost.

Na LMP2, onde o Zytek da Greaves se atrasou após ser tocado pelo Oreca #9 do venezuelano Alex Popow, companheiro de Bruno Junqueira, a disputa é entre os HPDs das equipes Level 5 e Extreme Speed. O #552 tinha a ponta pouco antes do fim da quinta hora, quando Ryan Hunter-Reay estava a bordo. Mas acabou punido por excesso de velocidade nos boxes e o comando da classe passou para o #01 de Guy Cosmo.

Com a punição sofrida por Popow, que levou um stop & hold de um minuto, a liderança da divisão LMPC passou às mãos do veterano sueco Stefan Johansson, aquele mesmo que já correu na Fórmula 1 e na Fórmula Indy, nos anos 80 e 90. Michael Guasch entrou no #52 da PR1/Mathiasen e está em segundo, uma volta atrás do líder do grupo, com David Heinemeier-Hänsson em terceiro. Popow baixou para quarto.

A classe LMGT viu épicas disputas no transcurso da quarta e quinta horas, com direito a um feito dos SRT Viper. O carro #91, tripulado por Dominik Farnbacher e depois por Ryan Dalziel, colocou o modelo estadunidense na liderança de uma prova da categoria em Sebring treze anos depois da última vez em que uma “Víbora” foi vista na ponta.

Dalziel fez uma parada rotineira e ao fim da 5ª hora a Ferrari #62 da Risi Competizione, com Gimmi Bruni a bordo, pegou novamente a primeira colocação. A BMW vem bem na estreia do modelo Z4 GTE com Maxime Martin em segundo e o Team Falken, em excelente corrida de Nick Tandy e Wolf Henzler, ascendeu à terceira colocação.

Bruno Senna finalmente entrou no cockpit do #97 sucedendo Stefan Mücke e fez boas voltas a bordo do Aston Martin Vantage. Mas com o tempo perdido no início da corrida, quando o carro precisou de reparos, o brasileiro não pode fazer muito – exceto conhecer melhor o bólido e ganhar mais horas de vôo. A trinca está em 10º lugar na LMGT, beneficiada pelos problemas do Viper #93 de Kuno Wittmer.

Por fim, na LMGTC o comando após o fim da quinta hora estava nas mãos do holandês Jeroen Bleekemolen, seguido do polaco Kuba Giermaziak e do venezuelano Nelson Canache. Além do Delta Wing, outro carro que abandonou oficialmente a disputa foi o Lola Mazda #16 da Dyson Racing, em razão de problemas elétricos.

Classificação parcial após a 5ª hora:

1º #2 Lucas Di Grassi/Tom Kristensen/Allan McNish
Audi R18 e-tron quattro LMP1
153 voltas

2º #1 Bénoit Tréluyer/Marcel Fässler/Oliver Jarvis
Audi R18 e-tron quattro LMP1
a 13″62

3º #12 Nicolas Prost/Nick Heidfeld/Neel Jani
Lola B12/60 Toyota LMP1
a 2 voltas

4º #6 Romain Dumas/Klaus Graf/Lucas Luhr
HPD ARX-03c LMP1
a 3 voltas

5º #13 Mathias Beche/Andrea Belicchi/Congfu Cheng
Lola B12/60 Toyota LMP1
a 3 voltas

6º #01 Guy Cosmo/David Brabham/Scott Sharp
HPD ARX-03b LMP2
a 8 voltas

7º #552 Ryan Hunter-Reay/Scott Tucker/Simon Pagenaud
HPD ARX-03b LMP2
a 9 voltas

8º #551 Ryan Briscoe/Marino Franchitti/Scott Tucker
HPD ARX-03b LMP2
a 9 voltas

9º #41 Christian Zügel/Tom Kimber-Smith/Eric Lux
Zytek Z11SN Nissan LMP2
a 11 voltas

10º #8 Stefan Johansson/Kyle Marcelli/Chris Cumming
Oreca FLM09 Chevrolet LMPC
a 12 voltas

Comentários