12 Horas de Sebring, hora #8 e #9 – Muita ação e forte acidente

RIO DE JANEIRO – As 12 Horas de Sebring completam três quartos do seu percurso com o fim da 9ª hora de disputa. Na dianteira, nada de novo: Audi na ponta e em segundo. Allan McNish, que está no comando do R18 e-tron quattro versão 2013, tem quase 11 segundos de vantagem para Marcel Fässler, no e-tron versão 2012.

A tranquilidade da corrida nas duas últimas horas só foi quebrada em razão de um violento acidente – o único em toda a disputa: a Ferrari #23 da equipe Team West/AJR Boardwalk, com Bill Sweedler a bordo, vinha em oitavo na LMGT, quando primeiro levou um toque do Corvette #4 guiado por Richard Westbrook. Esse totó possivelmente causou  um dano no carro e ocasionou a batida que vocês verão no vídeo abaixo. Assistam!

Felizmente, só houve os danos materiais e Bill Sweedler saiu andando dos destroços do carro sem maiores problemas. O acidente provocou a quarta bandeira amarela da corrida.

No mais, além da dobradinha tranquila da Audi na LMP1, a Level 5 Motorsports também caminha para um triunfo semelhante na LMP2. Agora, na 9ª hora, o #551 líder tinha Ryan Briscoe no comando e o #552 seguia com o patrão Scott Tucker. Tom Kimber-Smith é o terceiro, duas voltas atrasado.

Na LMPC, a CORE conseguiu alcançar a ponta num ótimo trabalho de Colin Braun e Mark Wilkins, mas Jonathan Bennett tem que cumprir o tempo mínimo de pista de 3h20min para ganhar pontos no campeonato. Resultado: o #05 perdeu a ponta ao fim da nona hora para o #52 da PR1/Mathiasen. Bruno Junqueira andou durante parte das duas últimas horas e o #9 agora é conduzido por Alex Popow, quarto colocado.

Entre os LMGT, liderança da Risi Competizione com Matteo Malucelli em ótimo turno de pilotagem, com o Porsche #17 do Team Falken se apresentando muito bem na disputa e conseguindo chegar ao 2º lugar, após uma luta cruenta entre Bryan Sellers e Maxime Martin. A outra BMW Z4 GTE, que também estava na briga, apresentou problemas de suspensão e ficou fora de esquadro. O Viper #91, que vinha em ótimo ritmo, pronto para superar o Porsche de Sellers – agora guiado por Nick Tandy – foi igualmente a nocaute.

A LMGTC encerrou a nona hora com uma situação inusitada: o carro #30 do líder Sean Edwards perdeu a janela do lado esquerdo, o do piloto. Kuba Giermaziak vinha fazendo a dobradinha, mas no pit stop de rotina onde o polaco entregou o carro a Mario Farnbacher, o time perdeu mais tempo nos boxes do que o previsto. Craig Stanton vinha em terceiro na divisão.

Classificação parcial após a 9ª hora:

1º #2 Allan McNish/Lucas Di Grassi/Tom Kristensen
Audi R18 e-tron quattro LMP1
268 voltas

2º #1 Marcel Fässler/Oliver Jarvis/Bénoit Tréluyer
Audi R18 e-tron quattro LMP1
a 8″04

3º #12 Nick Heidfeld/Neel Jani/Nicolas Prost
Lola B12/60 Toyota LMP1
a 4 voltas

4º #6 Lucas Luhr/Romain Dumas/Klaus Graf
HPD ARX-03c LMP1
a 5 voltas

5º #13 Congfu Cheng/Mathias Beche/Andrea Belicchi
Lola B12/60 Toyota LMP1
a 7 voltas

6º #551 Ryan Briscoe/Marino Franchitti/Scott Tucker
HPD ARX-03b LMP2
a 14 voltas

7º #552 Scott Tucker/Simon Pagenaud/Ryan Hunter-Reay
HPD ARX-03b LMP2
a 14 voltas

8º #41 Tom Kimber-Smith/Eric Lux/Christian Zügel
Zytek Z11SN Nissan LMP2
a 16 voltas

9º #52 Mike Guasch/David Ostella/David Cheng
Oreca FLM09 Chevrolet LMPC
a 21 voltas

10º #05 Jonathan Bennett/Colin Braun/Mark Wilkins
Oreca FLM09 Chevrolet LMPC
a 21 voltas

Comentários